Vila Verde

Vila Verde. Hospital da Santa Casa volta à normalidade após confinamento

O hospital da Misericórdia de Vila Verde, depois da suspensão dos serviços de consulta, exames e cirurgias, devido às imposições da DGS está de novo a trabalhar em pleno, tentando colmatar as lacunas e atrasos que daí anteviram.

O hospital está a trabalhar com o serviço de consultas e exames das 08h30 às 20h00 em todas as especialidades e os exames “estão a avançar a bom ritmo”. O Serviço de Atendimento Permanente continua com serviço 24 horas e o laboratório de análises continua a laborar normalmente com análises e testes serológicos.

“Tivemos que suspender os serviços por imposição de entidades superiores, mas com resiliência, e com esta magnifica equipa retomamos os nossos serviços, destacando o bloco operatório que já voltou à atividade. Queremos cuidar dos nossos doentes, com muita cautela e proteção mas a saúde não pode parar. Temos o serviço de triagem que faz o controlo da temperatura corporal e do estado clínico do doente o que traz maior segurança à equipa e ao doente” disse Bento Morais provedor da Santa Casa de Vila Verde em declarações ao Semanário V.

 

© SCMVV

Novas normas de segurança à entrada e triagem

O hospital da Misericórdia de Vila Verde desde muito cedo adotou normas de segurança para garantir um serviço de qualidade e acima de tudo adaptado à nova realidade da Covid-19.

Para aceder a qualquer serviço do hospital os utentes e acompanhantes, são rastreados à entrada e é verificada a qualidade do uso de proteção individual e são depois encaminhados para as diversas unidades entre elas consultas, exames, cirurgias e análises clínicas. “Esta é uma nova realidade e estamos a adotar medidas que visam aumentar a segurança para os nossos doentes. A afluência está a normalizar o que demonstra que os doentes confiam na nossa unidade hospitalar e que estamos a trabalhar rumo à normalidade a 100% nunca esquecendo a fase adversa que vivemos com a pandemia Covid-19”, referiu a unidade hospitalar.

Circuitos de rastreio e controlo das entradas

Esta semana, o hospital da Santa Casa de Vila Verde foi notícia pelas filas de espera no exterior, referenciando o artigo, que o tempo de espera estava acima de duas horas e que até houve um desmaio na fila por parte de uma utente por estar em jejum. “Em relação a tudo o que foi escrito, demos as devidas respostas ao órgão de comunicação social, e temos apenas a apontar que não houve desmaio consumado na fila de espera mas sim apenas uma pequena indisposição de uma utentes devidamente sinalizada e encaminhada, por precaução, ao nosso serviço de atendimento permanente não necessitando de qualquer tipo de tratamento adicional. Há momentos em que a espera pode ser mais demorada dada a afluência de doentes e dadas as imposições das autoridades de saúde para controlarmos todas as entradas dando assim maior segurança aos nossos doentes. estamos contentes com o reatar da saúde e podermos cuidar de cada um dos nossos doentes com a qualidade que nos reconhecem”.

A entrada do hospital tem neste momento um circuito devidamente definido para selecionar os doentes de forma mais eficaz para as diversas unidades interiores do hospital. O departamento de qualidade acionou este circuito e os resultados, segundo o hospital são “extremamente positivos”.

© SCMVV

Fisioterapia, Creche, pré-escolar e Segurança e Saúde no Trabalho em marcha

A Fisioterapia está também já em marcha e na área da educação a creche já está em funcionamento tal como o pré-escolar e o colégio está com inscrições abertas e em funcionamento de tele-escola e aprendizagem à distância.

A Segurança e Saúde no Trabalho da instituição está também em funcionamento com as devidas regras impostas pela DGS dando continuidade à segurança e saúde associada às empresas e aos seus clientes.

© SCMVV

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo