Vila Verde

Feira de Velharias e Colecionismo voltou a Vila Verde. Regras da DGS ficaram “na gaveta”

Feira de Velharias e Colecionismo de Vila Verde © Semanário V

A Feira de Velharias e Colecionismo voltou hoje às ruas de Vila Verde com a devida autorização da Câmara Municipal. A afluência foi muita; as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS ), numa altura pandémica, é que ficaram for cumprir, como se constata nas fotografias. “Ajuntamento de pessoas e quase todas sem máscara de proteção”, revela ao Semanário V um vila-verdense que por ali passava.

As regras e recomendações emitidas pela DGS para este tipo de evento são claras: “desinfetar as mãos ao entrar no local da feira, atendimento de clientes limitado, manter uma distância de segurança de dois metros por pessoa, evitar aglomerações e usar máscara de proteção”.

Recorde-se que ontem foram registados três novos casos de infeção por Covid-19 em Vila Verde.

Feira de Velharias e Colecionismo de Vila Verde © Semanário V

DGS publicou guia de recomendações

A DGS publicou no dia 11 de junho um guia de recomendações por tema que podem ser adaptados aos diferentes setores de atividade, como estética, ensino ou restauração, que visa facilitar a procura de orientações com medidas para mitigar a covid-19.

No “Guia de recomendações por tema e setor de atividade” é apresentada uma tabela com os documentos técnicos publicados que são de aplicação transversal a diferentes contextos, refere a DGS. “O objetivo é facilitar a procura de orientações próprias para cada setor/tema, através da equiparação com outros setores para os quais já existem documentos técnicos elaborados”, adianta.

A DGS ressalva que a tabela que consta no guia não substitui a consulta das orientações específicas para cada estabelecimento, instituição ou serviço sempre que existam, nem da legislação em vigor.

As medidas devem ser aplicadas após determinação da retoma da atividade respetiva, refere no documento,que contempla as atividades aquáticas, culturais, artísticas e desportivas e estética.

O setor do ensino, restauração e bebidas, saúde e bem-estar, turismo também estão contemplados no guia, bem como atividades sindicais, eventos de natureza familiar, (como casamentos e batizados, feiras e mercados, serviço mortuários, trabalhadores agrícolas), vendas porta a porta, jardins ou reuniões de condomínio.

A Feira de Velharias e Colecionismo realiza-se no 3º domingo de cada mês, na Praça da República, no centro de Vila Verde.

Feira de Velharias e Colecionismo de Vila Verde © Semanário V

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo