Braga

Braga. Colégio D. Diogo no top10 das melhores escolas do país

(c) Colégio D. Diogo

O Colégio D. Diogo de Sousa sediado em Braga é a melhor escola de Braga no ranking 2019 e apresenta um honroso 6º lugar nacional.

O Colégio D. Diogo de Sousa surgiu em Setembro de 1949. Era Ministro da Educação o Dr. Fernando Pires de Lima. Os fundadores foram o Dr. Mário Augusto Fernandes Afonso, o Pe. Joaquim António Alves, o Prof. José Maria de Freitas e o Prof. António Duarte da Costa. O Dr. Mário Afonso era ex-seminarista. Licenciou-se em Direito, em Coimbra, e estava ligado à Acção Católica e às Conferências Vicentinas. Foi nessas organizações que contactou mais de perto com o Pe. Alves. Este era o jovem pároco da freguesia de S. Vicente. Estava preocupado com a formação moral e humana da mocidade, que estava longe da família. A ideia de fundar um colégio masculino veio-lhe do contacto com os alunos do Liceu Sá de Miranda e do Colégio de S. Geraldo, onde leccionava Religião e Moral. Os dois contactaram com o Prof. José Maria de Freitas, conceituado professor de Português, Latim e Filosofia. Contactaram, ainda, com o professor primário António Duarte da Costa, também ex-seminarista, que estava a exercer funções na Delegação Escolar de Braga. Este seria importante para as questões burocráticas.

Decidiram dar ao colégio o nome de “D. Diogo de Sousa”, em homenagem a este grande arcebispo. Foi contactado, também, o Arcebispo de Braga, D. António Bento Martins Júnior. Este aprovou o projecto, mas não acreditava na sua viabilidade.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo