País

Comunidade judaica lança site de notícias positivas para aproximar comunidades

(c) AgenciaECClesia

Mazal, em hebraico, significa sorte no sentido de boas constelações. Este é o mote do site (https://www.mazal.news/) que está a ser lançado pela Comunidade Judaica do Porto/Comunidade Israelita do Porto para promover a propagação de notícias positivas de compaixão, filantropia e coesão social a nível internacional e incentivar a aproximação entre comunidades, religiões e pessoas.
Ainda em projeto piloto, o site já está a ter bastante procura em comunidades de países como o Brasil, Israel e EUA, para além de Portugal. Mazal News é bilingue, em inglês e português e visa compartilhar ações inspiradoras, baseadas na bondade, na solidariedade e no amor, e que incentivem a construção de um mundo mais justo e positivo.

“O site pretende ser dinâmico e fomentar a envolvência e a participação da comunidade nacional e internacional. Neste sentido, apelamos a que nos enviem sugestões e partilhem iniciativas de cidadania, pois pretendemos com o Mazal News promover e enaltecer ações inspiradoras de todo o mundo, nomeadamente neste momento particularmente difícil em que vivemos. O site abre uma janela e apresenta-nos um mundo positivo, que nos pode inspirar todos os dias. Iniciativas de pessoas que se preocupam com os outros e organizam ações solidárias impactantes em vários pontos do mundo, como na Índia, no Reino Unido, no Brasil ou em África”, afirma Gabriela Cantergi, responsável pela cooperação inter-religiosa da comunidade judaica no Porto e pela edição deste novo site. “Temos tido um excelente feedback de pessoas de várias nacionalidade e religiões que agradecem e pedem notícias de esperança e de otimismo para ganharem um novo folego e melhor enfrentarem contrariedades. Para chegar ao maior número de pessoas em breve difundiremos as notícias do site nas redes sociais, nomeadamente no Twitter, Facebook e Instagram para, através da divulgação de iniciativas positivas, promover a união de comunidades e religiões e incentivar comportamentos altruístas, principalmente em contexto Covid” acrescenta a mesma responsável.

Sobre a Comunidade Judaica do Porto

A Sinagoga Kadoorie Mekor Haim é a maior da Península Ibérica e a Comunidade Judaica do Porto é composta por mais de 400 membros, de mais de 30 países. Possui um museu, um cinema e parcerias de cooperação com o Estado Português, a Embaixada de Israel em Portugal, a B´nai B´rith International, a Anti Difamation League, a Keren Hayesod, a Chabad Lubavitch, bem como com a Diocese do Porto e a Comunidade Muçulmana no Porto.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo