Região

ALERTA! Vila Verde, Amares e Terras de Bouro em risco muito elevado de incêndio

(c) Bombeiros Vila Verde

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco com consequências nos índices de risco de incêndio (muito elevado a máximo), onde se engloba o concelho de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.

Temperatura máxima com subida gradual nos próximos dias. Noites tropicais (mínimas acima de 18-20ºC) no interior centro e no Algarve, a estenderem-se a mais regiões nas noites seguintes;
Humidade Relativa do Ar Humidade relativa <20% no interior durante a tarde, estendendo-se gradualmente ao litoral, com fraca recuperação noturna, exceto na faixa costeira; Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, soprando de noroeste na faixa costeira ocidental, por vezes forte (até 40 km/h) a norte do Cabo Raso, durante a tarde e início da noite, Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento do índice de risco de incêndio. A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:

PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.
PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.
PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo