Braga

Braga. Curso de Direito na Universidade do Minho considerado o melhor do país

(c) Direitos reservados

O curso de Direito da Universidade do Minho foi considerado o melhor do país na mais recente edição do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects. De acordo com a lista, a Universidade do Minho está entre as 150 melhores universidades do mundo de Direito e a Universidade de Coimbra está entre as 200 a 300 melhores do mundo, que surge na revista Sábado.

Além de Direito, a Universidade do Minho surge ainda no ranking nos cursos de Educação (Top 400), Psicologia (Top 400) e Nanociência e NanoTecnologia (Top 400).

Esta é a nona edição da lista de universidades, que engloba mais de 4000 estabelecimentos de ensino em 54 áreas específicas de ensino e investigação e classifica as instituições num conjunto de cinco indicadores, que incluem o número de artigos publicados nas revistas mais prestigiadas de cada área científica, além do seu impacto no meio e o nível de colaboração internacional destas colaborações, avança a mesma fonte.

Direito na Universidade do Minho

A Licenciatura em Direito da Universidade do Minho foi aprovada pela Resolução SU-1/93 do Senado Universitário de 1 de Fevereiro. Entrou em funcionamento no ano letivo de 1993/94. Os primeiros licenciados saíram em 1998.
Foi a terceira licenciatura em Direito criada em universidades estaduais, no nosso país, depois de Coimbra e Lisboa.

A criação do Curso de Direito foi precedida de consulta a diversas instituições entre as quais a Ordem dos Advogados, a Associação Jurídica de Braga, a Comissão de Coordenação da Região Norte, o Centro de Estudos Judiciários e a Associação Industrial do Minho. Todas estas instituições manifestaram a sua concordância com o projecto que lhes foi apresentado, assumindo particular relevância, a vários títulos, o parecer emitido pela Ordem dos Advogados, que se encontra publicado no número 241/243 (Janeiro-Junho 1993) da Revista Scientia Ivridica.

O Curso de Direito da Universidade do Minho caracteriza-se por procurar obter para os seus alunos uma adequada e completa formação jurídica, segundo padrões de elevada exigência e rigor académico, preparando-os não só para o exercício das clássicas profissões que decorrem da obtenção de uma licenciatura em Direito (magistratura, advocacia, administração pública, registo e notariado) como para o exercício de actividades mais inovadoras no domínio empresarial e da administração pública.

A Escola de Direito da Universidade do Minho foi a primeira faculdade de Direito pública que, no ano lectivo de 2006/07, iniciou uma licenciatura em Direito com um plano de estudos adequado a Bolonha. Este plano de estudos terá a duração de quatro anos (8 semestres), conferindo o grau de Licenciado em Direito.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo