Braga

Braga. You Love Dance cria companhia para profissionalizar jovens bailarinos

(c) YouLoveDance

A Direcção do Projeto You Love Dance (YLD) anunciou em 2019 a criação de uma Companhia Jovem, que será inaugurada já em Setembro de 2020, em Braga. A companhia jovem servirá como ano de transição entre o mundo académico e o universo da dança profissional e das artes vivas.

Este projeto terá como função incentivar, formar os alunos com aptidão para a dança, que tenham objetivos ao nível da profissionalização e que desenvolvam potencialidades e capacidades de modo a conseguir um lugar de destaque no mundo das artes performativas a nível nacional, e depois de consolidada, ter também destaque a nível internacional. Ser uma inspiração e um exemplo para as futuras gerações.

A Companhia de dança YLD será composta pela Academia de Formação (Jovens independentes ou de escolas, com idade até aos 20 anos) que pretendam intensificar a sua formação, e pela Companhia Júnior (jovens entre os 14 e os 20 anos) que tem como objetivo a profissionalização.

Neste espaço dedicado especialmente à dança, com a Academia de Formação, temos como objetivo a introdução à arte pelo movimento, cruzando a dança com a música, as artes plásticas, a animação, a poesia, a pintura, a escultura e o teatro.

Além das aulas permanentes, existirão laboratórios de dança, ateliers, workshops, formações, entre outros, abertas a todas as escolas, bailarinos e companhias.

Os alunos da academia de formação, do regime técnico-artístico, terão ao longo do ano diversas experiências de palco, através de festivais e competições definidas pela direção, que se considerem ser uma mais valia para o crescimento dos bailarinos.A companhia júnior da YLD irá trabalhar de forma consistente e progressiva, com os melhores alunos das escolas de dança de Portugal, tanto no aspeto criativo – com a criação de peças de coreógrafos associados do projecto, ou de coreógrafos convidados – como no aspeto tutorial de acompanhamento desses alunos a encontrar a melhor saída profissional, dentro das capacidades e vontades do aluno pré-profissional.

Trabalho em equipa e espírito de grupo com sentido de responsabilidade e respeito pelas diferenças, são valores pelos quais se rege este projeto, melhorando o desempenho artístico, fazendo mais e melhor e assumindo os novos desafios que contribuam para o crescimento da Companhia.

Promover a criatividade e o espírito de iniciativa. Opção pelos caminhos que reforcem os princípios de responsabilidade, honestidade, lealdade, retidão e justiça, na conduta diária de todos, porque além de pretendermos formar bailarinos, queremos contribuir na sua formação como pessoas.

Existirá ainda a possibilidade dos alunos que não estejam ligados a uma escola poderem-se propor a audição, ou ainda a Direção Artística da Companhia avançar com convites pontuais a determinados jovens bailarinos, sendo nosso intuito trabalhar com o maior número de bailarinos possível e dar uma experiência de trabalho profissional a todos os que possuem talento e capacidades artísticas e técnicas.

Saiba mais aqui

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo