Curiosidades

Mantenha e aumente a durabilidade do seu sistema de suspensão automóvel

Os amortecedores trazem muito mais que conforto ao motorista, eles também servem para suavizar os impactos e preservar a segurança. Compreender seu funcionamento é o primeiro passo para preservar e aumentar sua durabilidade.

Já existe amortecedores controlados eletronicamente, e segundo a Turbo, têm uma grande vantagem sobre os sistemas convencionais. Os condutores podem escolher diferentes configurações de condução de forma dinâmica, de acordo com a sua preferência pessoal.

Mas nossa intenção é falar sobre a suspensão que consiste em amortecedores convencionais, molas, pivôs, barras de apoio e buchas. Agora que você sabe disso, aqui estão algumas dicas de manutenção para cuidar da suspensão do seu carro. Dá uma olhada:

Faça inspeções periódicas: A melhor maneira de manter preventivamente a suspensão é inspecionar periodicamente a montagem. Seu objetivo é reduzir a probabilidade de falha ou danos no equipamento. Não existe uma regra para a hora certa de fazer a alteração, portanto, essa pergunta deve ser verificada no manual do fabricante do carro, pois ela varia de modelo para modelo, das condições de uso do carro e dos cuidados tomados pelo proprietário.

Quando mudar o amortecedor: O recomendado é trocar os componentes do conjunto da suspensão entre 50 e 70 mil quilómetros e realizar a inspeção a cada 20 mil quilómetros. Mas não existe uma regra padrão para a hora certa de mudar; verifique sempre o manual do fabricante do carro, pois ele pode variar de modelo para modelo.

As molas são também importantes: É muito comum que o motorista troque o conjunto de amortecedores e substitua as molas. Lembre-se de que eles funcionam em conjunto com o sistema de suspensão; portanto, se algum deles estiver desgastado, eles podem interferir na operação de seus amortecedores.

Fugas de óleo perto da roda do carro: É sempre bom estar ciente de vazamentos de óleo perto da roda do carro, pois isso pode significar problemas com o amortecedor. Se houver um respingo, pode ser necessário inspecionar um mecânico.

Cuidado com o excesso de bagagem: Excesso de bagagem ou arranjo aleatório podem comprometer a estabilidade e os controles do carro. A sugestão é colocar a bagagem mais pesada perto do centro do carro e distribuir o restante uniformemente.

Como identificar problemas comuns: Problemas no amortecedor podem ser notados antes que eles comecem a danificar o carro. Ao realizar a inspeção, peça ao seu mecânico para verificar se não há vazamentos e se as borrachas estão limpas e secas.

Cuidados simples: Existem várias maneiras de cuidar de seus amortecedores e evitar desgaste futuro. Aqui estão alguns: Escape de ruas esburacadas e estradas de terra, se necessário, dirija com cuidado e em baixa velocidade, sempre evitando buracos maiores; mantenha as revisões do seu carro atualizadas; conduza de acordo com as recomendações da estrada. Ao contrário do que muitas pessoas fazem, o que é correto ao ultrapassar um obstáculo de velocidade é entrar na frente, distribuindo o peso do veículo entre as rodas.

Seguindo essas dicas, sua suspensão vai durar muito mais tempo. Se você estiver enfrentando problemas relacionados ao amortecedor, encontre um centro automotivo confiável com mecânicos treinados para identificar quaisquer problemas. O mecânico pode fazer a substituição, com peças que podem ser encontradas em lojas físicas ou on-line através do site www.topautopecas.pt reconhecido no mercado europeu e com alta qualidade. Outro ponto importante: a menos que você tenha o conhecimento necessário para fazer reparos e substituições, não toque em nada no seu veículo por conta própria.

Publicação de responsabilidade de Thiago Gama

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo