André Almeida

Opinião. Planear em tempo de férias

Em primeiro lugar espero que o leitor se encontre bem!

A época ideal de Férias está aí! Sol, Calor, Família, Viagens…  Pelo menos para a maioria das pessoas e empresas que preferem os tempos quentes de Julho e Agosto. Sendo instituídas como obrigatórias, servem para o restabelecimento de forças, descanso e equilíbrio físico e mental do trabalhador.

Sendo momentos de mais calma e sossego, são também o momento ideal para se fazer uma introspeção de meio ano que já passou, avaliar ritmos e comportamentos, performances e objetivos alcançados tanto a nível pessoal como profissional.

No campo dos negócios, o empresário pode aproveitar este tempo para organizar as suas estratégias de Marketing, para a “segunda temporada” do ano! Temporada essa que se prevê desafiante devido ao COVID-19 e às várias incertezas que pairam no ar.

No entanto, avaliar objetivos e metas faz com que se possa refletir o momento, o que está bem e menos bem, o que aconteceu, como aconteceu e a partir daí poder agir, implementando melhorias e estratégias que ajudem a alcançar os objetivos.

Deixo aqui algumas dicas, que servem tanto a nível pessoal como profissional para fazermos esse ponto de situação:

Avaliar – Deve-se avaliar que programas de Marketing estão em execução de forma a aferir se os objetivos estão a ser alcançados para cada um. Isto vai resultar em ações, como continuar, reforçar ou mesmo eliminar ações!

Planear – O planeamento é feito (normalmente) sempre no início do ano, no entanto com a volatilidade do mercado, as estratégias tendem a ser alteradas constantemente, o que leva a rever e fazer novo planeamento que vá de encontro com os objetivos definidos.

Calendarizar – Estar atento às datas é muito importante neste momento, porque o público-alvo está interessado em determinado tipo de momentos/eventos. Tendo isso em atenção, conseguem-se criar dinâmicas, presenças muito eficazes que impactam o público e reforçam a imagem de marca.

Se for o seu caso, desejo umas Excelentes Férias! Se ainda vai então tem uma boa temática para pensar e poder ser melhor e vencer! 🙂

Veja mais artigos de marketing aqui no Semanário V ou no meu website em www.andretiagoalmeida.pt

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo