Vila Verde

Vila Verde. Senhora da Guia em Marrancos: “Um ícone de culto Mariano”

(c) Semanário V

O V esteve em conversa com o Padre Sandro Vasconcelos que falou abertamente da Senhora da Guia e de todo o processo de remodelação feito desde que chegou à freguesia de Marrancos. Conta o Padre Sandro “Logo que cheguei a Marrancos e fui pela primeira vez ao alto do monte da senhora da guia, a boca abriu-se de espanto: o lugar mais bonito de Marrancos. Aquele espaço tinha de ser remodelado e a capela restaurada. O tempo foi correndo. Quando senti que era o momento convoquei uma reunião entre o conselho económico paroquial, o sr Abílio e o presidente da Junta. Essa reunião, com diálogo e cedências de todas as partes, tornou possível a realidade atual. A troca de pedaços de terreno foi possível criar um espaço envolvente à capela digno. Essa foi uma das intervenções. Depois também a intervenção em toda a Capela.

Obra com apoio da junta de freguesia

A obra teve um custo, numa primeira fase, de 45.036,73€ em 2018. Terminados em 2019 a obra com um custo de 20.822,31€. O Padre Sandro agredeceu o apoio da junta de freguesia no processo de remodelação “Isto foi possível com a ajuda de todos. Uma palavra para a junta que ofereceu o fornecimento de água para o fontanário da capela e pelos acessos novos à capela, bem como o parque de merendas. Enquanto pároco agradeço aos que me acompanham no conselho económico, nomeadamente ao José Silva pelo acompanhamento de toda a obra. Agradeço igualmente a versatilidade e compreensão do sr Abílio”.

Senhora da Guia um ícone de culto Mariano em Vila Verde

A freguesia de Marrancos e o seu pároco, Sandro Vasconcelos pretendem que a Senhora da Guia seja um ícone da freguesia e acima de tudo um local de culto, digno e de respeito. “Pretende-se que seja um ícone do concelho de Vila Verde. Um dos lugares Marianos do nosso arciprestado, onde todos podem rezar à Senhora da Guia. À Senhora que tem na mão uma estrela, que significa a estrela que guiou os reis Magos”, afirmou o Padre Sandro Vasconcelos.

Visitas abertas mediante agendamento

A capela da Senhora da Guia pode ser visitada mediante marcacção e até podem ser celebradas cerimónias. “Podemos, pois deixarmo-nos guiar até ao alto de Marrancos pedir à Mãe que nos guie nos caminhos da vida. Lugar de lazer, convívio e de oração, pois mediante marcação a capela abrir-se-á para grupos que podem lá celebrar ou simplesmente rezar e visitar”, afirma o pároco de Marrancos.

Neste momento decorrem obras de remodelação do espaço exterior da responsabilidade da junta de freguesia que, segundo informações, contará um campo de malha e petanca e ainda mesas de merenda.

(c) Semanário V

(c) Semanário V

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo