Terras de Bouro

Terras de Bouro. Secretária de Estado da Valorização do Interior conheceu a potencialidade do concelho

(C) Município de Terras de Bouro

A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, deslocou-se ontem ao município de Terras de Bouro a convite do Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo.

O salão nobre da Câmara Municipal serviu de local para uma reunião onde, na companhia do vice-presidente, Adelino Cunha, e da vereadora do município, Ana Araújo, o Presidente da Câmara Municipal elencou várias preocupações e condicionantes que assolam o território no sentido de inverter o despovoamento concelhio. Entre muitas preocupações comunicadas, foi dado maior importância à questão das acessibilidades, nomeadamente a requalificação das estradas concelhias, aos problemas do saneamento básico e às comunicações (fibra ótica). De igual modo, foi referida a falta de condições de uso da Zona Balnear do Alqueirão, a falta de estacionamento na zona do Gerês e a necessidade de melhorar a circulação junto da Basílica de S. Bento da Porta Aberta.
Foram também abordados outros assuntos que preocupam a Câmara Municipal, a saber a situação das comunicações no PNPG, em concreto a colocação de uma antena em Leonte, os inúmeros incidentes em cascatas e miradouros, a necessidade de apoios para a construção da ecovia entre Souto e Moimenta e a requalificação e ampliação do parque industrial da Balança.
No que ao abastecimento de água diz respeito, foi transmitido à Sr.ª Secretária de Estado da Valorização do Interior a ocorrência da falta de água nas torneiras dos terrabourenses fruto da rede de água ser obsoleta e precisar de uma intervenção em larga escala.
Por fim, o acesso rodoviário do Homem-Lima (Pesqueiras), nomeadamente o acesso à autoestrada, foi abordado pelo Sr. Presidente na reunião como forma de potenciar e promover a valorização das regiões do interior.
Não menos importante e que mereceu uma visita ao local é o projeto que a autarquia pretende implementar que visa a requalificação da estrada florestal que liga o S. Bento da Porta Aberta (Cachoeira) até à central da EDP em Pereiró (Vilar da Veiga) com o objetivo de criar uma nova via com uma ecovia e zona de estacionamento para, em grande parte, resolver o problema do aparcamento no Alqueirão.

Foi transmitido à Sr.ª Secretária de Estado da Valorização do Interior que Terras de Bouro tem um longo caminho para percorrer mas este Executivo está focado em continuar a trabalhar nesse sentido.

A Sr.ª Secretária de Estado da Valorização do Interior comprometeu-se a apoiar Terras de Bouro na resolução das problemáticas expostas.
Após a reunião nos Paços do Concelho, foi comprovado no território muitas das problemáticas explanadas ao ser realizada uma visita a Brufe, Campo do Gerês, S. Bento da Porta Aberta, Vila do Gerês e Praia do Alqueirão.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo