Curiosidades

Lei que limita comissões no MB Way publicada para entrar em vigor em janeiro

(c) Direitos reservados

As alterações às comissões bancárias foram decididas em julho no Grupo de Trabalho das Comissões Bancárias na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), a partir de textos de vários partidos (BE, PAN, PSD e PS), incluindo limites a comissões em plataformas eletrónicas, como MB Way.

Nas “aplicações de pagamento operadas por terceiros” (designação da lei para plataformas como MB Way) fica proibida a cobrança de comissões em operações de baixo valor (caso de “levantamento de fundos, realização de pagamentos de serviços ou transferências”) que não excedam o limite de 30 euros por operação, o limite mensal total de 150 euros e as 25 transferências por mês. Ou seja, nestes casos, as operações passam a ser gratuitas a partir do próximo ano.

Acima destes limites, é aplicada uma taxa de 0,2% do valor da operação para operações com cartões de débito e 0,3% para operações com cartões de crédito.

Segundo a lei publicada hoje em Diário da República, esta “entra em vigor no 1.º dia do mês após o 120.º dia posterior à data da sua publicação”, isto é, em janeiro.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo