Esposende

Esposende. Ação “Deixe a Apúlia Limpa” recolhe quilos de lixo na Praia da Apúlia

(c) Carlos Dobreira

Decorreu a sexta sessão da ação de plogging “Deixe a Apúlia Limpa” tendo sido recolhidas 400 beatas de cigarro e 200 litros de lixo, 1 pneu, partes de mobiliário, peças de maquinaria naval, borracha sintética em 3 horas e 26 minutos, na Praia da Apúlia e respetivos acessos (Avenida Marginal de Cedovém).

A sessão iniciou-se às 09h03 e terminou às 12h29 e ficou marcada pela quantidade de resíduos recicláveis recolhidos na praia da Apúlia desde garrafas de champanhe e de vinho, embalagens de lixívia e de óleo, latas de bebidas energéticas, redes, partes de baldes de tinta, garrafas e copos de plástico, assim como máscaras, lenços de papel, cordas, tampas, caricas, chinelos e até borracha sintética.

A quantidade de beatas de cigarro também é surpreendente e chocante em tempos de pandemia Covid-19. A Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus tomaram conhecimento.

Carlos Dobreira, mentor desta ação revela que “As beatas recolhidas serão doadas ao Laboratório da Paisagem (Guimarães), no âmbito de projeto de parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade e o Centro de Valorização de Resíduos da Universidade do Minho. O projeto promove a incorporação das beatas de cigarro, como resíduos, em materiais de construção, em concreto o E-tijolo”.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo