Vila Verde

Vila Verde. EPATV recebeu os novos 200 alunos preparada para o desafio

(c) Direitos reservados

“A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) está confiante e preparada para qualquer cenário” no novo ano letivo que arranca hoje, com a recepção aos seus novos 200 estudantes — assegurou a Diretora Pedagógica, esperançada num regime presencial.
A partir das 9,00 horas, os diretores de cursos e de turma receberam os novos alunos dos cursos que a EPATV ministra este ano, com destaque para o Curso Técnico Profissional de Cabeleireiros, Animadores sócio-culturais e um para adultos em Pastelaria e Cozinha.
ÀS 9 horas foram recebidos os novos alunos dos cursos de Eletrotecnia, Mecatrónica Automóvel, Frio e Climatização e Esteticista/Cabeleireiro. Uma hora e meia depois, são recebidos os “caloiros” de Produção Metalomecânica, Multimédia, Animador sócio-cultural e Técnico de Cozinha.
O ano letivo já arrancou para os professores com uma ação de formação que maximiza o uso do Office 365 de modo a prepará-los para um eventual ensino à distância, o que permite è EPATV estar “confiante e preparada para qualquer tipo de cenário”, determinado pela evolução da Pandemia Covid 19” — disse Sandra Monteiro.
Este novo ano é caracterizado pela aposta nas medidas sanitárias preventivas, com a colocação de um Túnel de desinfeção à entrada da Escola, por onde entram todas as pessoas (alunos, professores e colaboradores) e controlo de saídas mediante barreira digital ou torniquete. As entradas para oficinas, salas de aulas e serviços administrativos são diferenciadas e está garantido o serviço de refeições e de bar para todos os elementos da comunidade educativa.
A EPATV tem em funcionamento um plano de contingência que resulta das recomendações emanadas pela DGS — Direção Geral de Saúde — e da Dgeste — Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares — com a aplicação de todas as medidas gerais de prevenção COVID 19. Sandra Monteiro explicita que se “criaram circuitos, se reorganizaram os espaços, os grupos de aprendizagem e os horários dos professores e dos alunos, de modo a garantir, em contexto de sala de aula, o cumprimento das normas de higienização e o adequado distanciamento social para a realização das aulas presenciais”.
“Estamos preparados — prossegue Sandra Monteiro — para enfrentar qualquer regime de ensino presencial, misto ou à distância. Para o regime à distância, a EPATV dotou-se de novos equipamentos tecnológicos, entre os quais iPAD’s para os alunos, para que estes possam acompanhar as tarefas escolares, a interação e a partilha de materiais de apoio às aprendizagens das plataformas do OFFICE 365, Schoology, Socrative, já utilizadas na EPATV há alguns anos”.
O capital de conhecimento “acumulado pelos docentes da EPATV relativamente, à utilização de ferramentas digitais nas aulas, já é muito grande, mas foi reforçado com uma formação interna para os professores com o objetivo de maximizar a utilização do OFFICE 365, num contexto de educação”.
A EPATV reforçou o Serviço de Psicologia e Orientação com a contratação de mais um psicólogo, porque “entendemos que nestes tempos estranhos é necessário ajudar a comunidade educativa a lidar com as dificuldades, emocionais, físicas e sociais decorrentes da pandemia COVID-19” — conclui a Diretora Pedagógica da EPATV.
A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) foi criada em 1993, é uma instituição de natureza privada com estatuto de utilidade pública e goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. A tutela científica, funcional e pedagógica é do Ministério da Educação. A EPATV possui uma população escolar de cerca de 600 alunos distribuídos por 28 turmas de cursos de formação profissional.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo