Vila Verde

Vila Verde. EPATV cumpre e entrega iPads aos 190 novos alunos dia 28 de setembro

(c) Direitos reservados

“O Governo isenta de IVA as escolas públicas na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) face à Covid-19 mas os 700 alunos da EPATV, na sua maioria oriundos de famílias carenciadas, têm de contar com o esforço financeiro da EPATV que foi forçada a investir cerca de cem mil euros. Ninguém se insurge contra esta ignorância do poder que desrespeita os mais elementares direitos constitucionais?” – pergunta o Diretor Geral da EPATV.
No contexto atual, as normas de saúde pública não permitem que a Escola faça a celebração dos seus 27 anos de forma a evitar ajuntamentos e a cumprir as regras da DGS (Direção Geral de Saúde). Esta contingência condiciona um programa festivo com atividades gerais, com maior participação da comunidade e grande interação de projetos (envolvendo empresas, autarquias e pais), como vem sendo hábito.
“Mas esse não é o nosso maior problema – destaca João Luís Nogueira – uma vez que esta situação de pandemia a manter-se, vai condicionar a colocação dos nossos jovens em estágios profissionais quer nacionais, quer internacionais”, o que exige aos “professores e colaboradores um elevado esforço no cumprimento das regras e organização diária de modo a manter o foco na aprendizagem”.
Mesmo assim, a EPATV não vai deixar passar em claro a data da sua fundação, com um programa redimensionado às circunstâncias, no dia 28 de Setembro, com a entrega de iPads aos alunos das turmas do primeiro ano (190), numa cerimónia simbólica de entrega ao Curso Técnico de Frio e Climatização. Ao longo da manhã, são confiados a toda a comunidade escolar, Kit’s Covid de Proteção Individual (máscaras e álcool-gel individual).
Apesar do convite limitado, por razões sanitárias, às 13 horas, realiza-se o almoço comemorativo dos 27 anos da EPATV, com homenagem aos colaboradores com vinte anos de serviço à escola (Nuno Silva, Américo Silva, Palmira Moreira e João Martins).
Momento emocionante será a entrega de prémios de mérito aos melhores alunos do passado ano letivo: Patrícia Dias (17.8 valores no curso Técnico de Cozinha/Pastelaria) e Daniela Azevedo (do CEF T3 em Assistente Administrativo).
João Luís Nogueira destaca, neste contexto, “a alteração de horários, a reorganização do espaço escolar para encontrar novos espaços de recreio e locais que evitem ajuntamentos e ofereçam conforto e bem-estar aos alunos, em segurança e tranquilidade para os pais”.
A EPATV investiu cerca de “cem mil euros para dar segurança e confiança à comunidade educativa, pais e encarregados de educação, para apetrechar os alunos com meios tecnológicos e digitais que lhes permitam aceder a ferramentas que facilitem a sua aprendizagem e em Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como um túnel de desinfeção, saídas específicas para evitar cruzamentos, entre outras”.
Uma das ‘marcas de água’ deste esforço da EPATV é a “entrega de IPAD’s aos alunos do primeiro ano, de forma a que possam acompanhar, com maior aproveitamento, mais competências digitais, que lhes permitam um ensino à distância com qualidade, se a Covid assim exigir”.

“Só assim continuaremos a ser uma das maiores e melhores escolas profissionais” – conclui o Diretor Geral da EPATV, esperançado num novo ano letivo que “é hoje melhor que ontem e amanhã será melhor que hoje”.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo