Vila Verde

Vila Verde. Bombeiros combateram 277 incêndios rurais com bravura

(C) Bombeiros Voluntários de Vila Verde

Escreve Luis Morais comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde “Agora que estamos no nível lll do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 20202, e analisando as previsões climatéricas, podemos então, agora sim fazer um primeiro balanço ao DECIR 2020. Estava previamente anunciado que este seria um ano difícil, devido a conjugação de vários fatores ( pandemia, severidade climática)

Com um total de 277 ocorrências relacionadas com incêndios rurais, e em particular no dia 08/09/2020 com 13 ocorrências em simultâneo, estou certo que é fácil todos perceberem quanto foram as dificuldades com que nos deparamos. No entanto jamais viramos a cara às dificuldades, nem tão pouco baixamos os braços. Talvez ainda não seja a altura devida para entender e analisar o porquê de tanta ocorrência num concelho com 228Km2, mas se acharem válido, estamos disponíveis para colaborar nessa discussão. Mas hoje entendo que é devido um conjunto de agradecimentos, por parte de quem tem responsabilidade.

Agradecimentos especiais

Às equipas de sapadores, tanta vez esquecidos e poucas vezes valorizados. Grande trabalho e entrega.

Aos meios aéreos, sem a vossa ajuda não teria sido possível.

Á Força Especial de Proteção Civil, pela entrega sempre que estiveram presentes.

Aos operacionais da Unidade de Emergência e Proteção Civil dos GIPS, sempre disponíveis e com um grande espírito de inter-ajuda.

Aos elementos dos postos territoriais da GNR de Vila Verde e Vila de Prado.

A toda estrutura Distrital da ANEPC, sempre colaborando para disponibilizar toda ajuda necessária e pelo constante encorajamento e incentivo aos operacionais do terreno.

Aos elementos de Comando dos corpos de bombeiros do distrito de Braga, pela disponibilidade e incentivo.

Aos operacionais dos corpos de bombeiros do distrito de Braga, e Lisboa, mais uma vez juntos fomos mesmo mais fortes.

A população Vilaverdense, pela ajuda, pelo carinho, pela motivação, jamais vamos esquecer.

Á turma de estágios que nos apoiaram a preparar toda a logística para que nada faltasse a quem estava em trabalho.

Aos operacionais do corpo de bombeiros de Vila Verde, que disseram presente a integrar este dispositivo.
Já tive a oportunidade de vos dizer pessoalmente a minha gratidão, pelo vosso empenho, dedicação, disponibilidade, profissionalismo, e principalmente pela vossa união.
O que vocês este ano enfrentaram só está ao alcance de seres humanos especiais.
Só operacionais com fibra e com valores especiais teriam capacidade de passar com distinção uma época tão difícil como vocês passaram. Sempre com a responsabilidade de nunca baixar os braços, mesmo quando tudo parecia perdido. E sempre com um sorriso, apesar do cansaço.
Vocês merecem todo respeito por parte dos Vilaverdense.

O devido reconhecimento aos 3 Adjuntos de Comando, foi uma estrada em grande e a prova que estavam preparados para o cargo abraçaram. Tal como afirmei no início da época, acreditava que passaríamos com distinção, mas isso só foi possível porque a conjugação de esforços permitiu focar no objetivo principal. Existem momentos, que depois de olharmos para trás e de forma séria avaliar o vosso trabalho, me permite acreditar que “Se fosse fácil, não era para nós”

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo