Saúde

Gotículas de transmissão Covid-19 podem permanecer no ar durante horas

(c) Direitos reservados

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos alerta agora que o vírus que provoca a covid-19 pode ser transmitido por via aérea. Diz o instituto norte-americano que algumas infeções podem ser transmitidas pela exposição ao vírus em pequenas gotículas ou mesmo aerossóis, que podem permanecer no ar durante minutos ou até horas, avança a TVI24.

Agora, numa outra publicação, o CDC dá mesmo alguns exemplos:

“Exercício físico ou cantar pode aumentar o risco de contágio através de aerossóis”. O centro de controlo de doenças sublinha ainda que, embora em situações mais raras, o vírus pode ser transmitido através do contacto com superfícies contaminadas:

Apesar deste ‘passo atrás – passo à frente’ no que toca à informação sobre a forma de transmissão do SARS Cov-2, o CDC continua a frisar que a principal forma de contágio é o contacto com uma pessoa infetada, a menos de dois metros de distância, e quando essa pessoa produz partículas de fluídos com as quais o outro entra em contacto. Assim, o CONSELHO CONTINUA A SER A PROTEÇÃO ATRAVÉS DO USO DE MÁSCARAS que tapem o nariz e a boca e a lavagem ou desinfeção frequente das mãos.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo