Vila Verde

Vila Verde. EPATV assinalou o Dia Mundial da Alimentação

(c) EPATV

Atualmente dispomos de muito pouco tempo e somos confrontados com uma grande oferta de produtos alimentares, muitas vezes acompanhada de campanhas de marketing muito agressivas e apelativas, dificultando assim uma escolha correta e acertada sob o ponto de vista nutricional. Dessa forma, é cada vez mais importante saber ler corretamente os rótulos nutricionais dos alimentos.
Neste contexto, a Escola Profissional Amar Terra Verde assinalou o Dia Mundial da Alimentação com todos os alunos visando alertar toda a comunidade escolar para as consequências de uma alimentação desequilibrada na saúde.
O dia iniciou com todas as turmas a visualizarem uma apresentação sobre a importância da alimentação na saúde, onde se alertou para o excesso do consumo diário de açúcar, sal e gorduras. Durante as atividades, os alunos da EPATV assistiram à explicação da importância da análise correta dos rótulos dos alimentos, podendo depois praticar os conhecimentos adquiridos através da análise nutricional de vários alimentos, recorrendo a um descodificador de rótulos que a EPATV forneceu a cada um dos alunos.
Alertando toda a comunidade escolar para o abuso que a indústria alimentar faz do açúcar, na zona do bar da escola foi colocada uma mesa com alguns dos alimentos escolhidos pelos alunos, com a respetiva tabela nutricional e o açúcar que cada alimento contém.
As atividades do Dia Mundial da Alimentação foram realizadas colaborativamente entre os diversos cursos e grupos da EPATV, capitalizando as distintas competências na realização de diversas ações e atividades promovendo uma alimentação saudável.
Durante a manhã, toda a comunidade escolar teve oportunidade de escolher um lanche saudável, constituído por umas bolachas nutritivas de maçã, aveia, amêndoas e sementes de sésamo e papoila, produzidas e servidas pelos alunos do curso de Restaurante/Bar, acompanhadas por um sumo natural de frutas. Para o almoço, o curso de Restauração-Cozinha/Pastelaria confecionou uma ementa deliciosa e bastante saudável constituída por uma salada de peito de pato e citrinos para entrada, uma espetadinha de frango e legumes, acompanhada de arroz e cogumelo recheado, e para a sobremesa uma salada de frutas diferente e bastante colorida. O almoço foi servido pelos alunos do curso de Restaurante/Bar. O terceiro ano do curso de Restauração-Cozinha/Pastelaria produziu ainda um vídeo com a confeção de uma proposta para um pequeno almoço ou lanche saudável: aveia com fruta e iogurte natural.
Esta ação envolveu grande parte da comunidade escolar da EPATV e está inserida no domínio saúde da componente de cidadania e desenvolvimento.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo