Guimarães

Requalificação do Centro Cívico da Vila das Taipas arrancou esta semana

(c) Município de Guimarães
Partilhe esta notícia!

As obras de requalificação do Centro Cívico da Vila das Taipas arrancam esta terça-feira, 20 de outubro, com um prazo de execução de 730 dias. O projeto de Requalificação do Centro Cívico da Vila das Taipas é da autoria do Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.

O projeto prevê que a qualidade do novo Centro Cívico da Vila das Taipas deva recuperar a importância do recurso hídrico preexistente, nomeadamente o rio Ave e a Ribeira da Canhota, assim como o seu papel estruturante na caracterização do espaço.

A requalificação do centro das Taipas apresenta ainda um conjunto de premissas relativas à mobilidade pedonal, à sensibilidade ecológica e ao património. O programa define um centro composto pela configuração de novos espaços com vocação própria que promovem um conjunto de percursos e articulam novas relações entre os equipamentos de proximidade, localizados no próprio centro (Junta de Freguesia, Centro Pastoral, Igreja Matriz, antigo Mercado, Banhos Novos e Velhos) ou numa área de influência mais alargada (Escola Secundária, Feira, Parque das Taipas, rio Ave…). A obra recebeu o visto do Tribunal de Contas no mês passado e foi adjudicada à ABB pelo valor de 4.696.357,00 € (acrescido de IVA).

Alteração de trânsito

No âmbito desta intervenção, será proibido o trânsito na Avenida Trajano Augusto, a partir desta terça-feira, dia 20 de Outubro, por um período previsto de quatro meses.

Neste período será invertido o sentido único de circulação na Rua Dr. Alfredo Fernandes, adotando o sentido único de circulação norte-sul, perdendo prioridade no entroncamento com a Avenida da República/Rua da Lameira (EN310 desclassificada). Mais se informa que os desvios alternativos serão devidamente sinalizados, bem como assegurado o acesso local, designadamente aos moradores.

Comentários

topo