Saúde

Queixas no setor da saúde disparam nos centros de saúde e hospitais

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Numa altura em que o país regressou ao Estado de Emergência, o Portal da Queixa revela um estudo analítico sobre as reclamações dos portugueses dirigidas ao setor da Sade, desde o início do ano, até ao dia 9 de novembro.

maior rede social de consumidores de Portugal chegaram mais de 6.000 reclamações (6103),um aumento de 71%, face ao mesmo período em 2019 (3573). O setor privado regista 64.9%do total de reclamações (3962), e o setor público regista 35.1% (2141).Relacionadas com a COVID-19 esto 21% do total de queixas apresentadas pelos utentes (1305).

De acordo com o estudo desenvolvido pela equipa do Portal da Queixa, este ano, a liderar o maior volume de reclamações recebidas esto: os Planos e Seguros de Saúde(1261), as Farmácias (932), os Hospitais e Maternidades(930) e os Grupos de Saúde Privados(824), com destaque para as farmácias que, comparativamente com o período homólogo, registaram o maior crescimento do número de queixas, uma subida de 231%.

Principais motivos de reclamação

Entre os principais motivos de reclamação dos consumidores – dirigidos s diferentes entidades de sade -, esto a dificuldade de marcação de consulta apontada aos Centros de Sade(56% do total de queixas dirigidas a estes organismos) e nos Hospitais Públicos, o mau atendimento o motivo reportado em 21% das reclamações. Nos Hospitais e Clinicas Privadas, os portugueses apresentaram queixas sobre faturação errada (43%), sobre cobrança de taxas para kits de proteção (23%) e mau atendimento (12%). Nos Laboratórios de Analises Clínicas, os problemas gerados com o rastreio Covid-19 geraram 27% das reclamações.

No início da pandemia, as Farmácias foram um forte alvo de reclamação junto do Portal da Queixa. Os problemas relacionados com a venda de máscaras geraram 58% das queixas registadas e os preços praticados no álcool gel desinfetante originaram 37% das reclamações.

Segundo a análise do Portal da Queixa, conclui-se que o contexto pandémico veio agravar as insatisfações dos consumidores face ao setor da Sade, traduzida no crescimento exponencial de reclamações, ao longo dos meses, dirigidas aos vários agentes de sade públicos e privados, expressando um alerta para a necessidade de melhorar, na generalidade, a eficácia dos serviços prestados.

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