Região

Alunos do polo de Famalicão do IPCA queixam-se de falta de higiene e limpeza

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Em comunicado, alunos da Turma de Design de Moda, 2º Ano, Pólo de Famalicão, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) falam sobre uma situação de falta de higienização dos espaços do polo e da escola que frequentam.

Segue o comunicado na íntegra

Somos alunos do curso de Design de Moda do 2º ano do Pólo de Famalicão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), e vimos por este meio demonstrar um pouco daquilo que nos deparamos diariamente, bem como o nosso
descontentamento como estudantes que procuram melhores condições, principalmente perante esta pandemia. Infelizmente acreditamos que esta seja a única solução para que consigamos ser ouvidos, uma vez que já tentamos entrar em contacto com a presidência da Escola Técnico Superior Profissional e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e não obtivemos qualquer tipo de resposta. Cada vez que tentamos comunicar o nosso descontentamento perante as várias anomalias com que nos deparamos, fomos sempre recebidos com indiferença e total desvalorização dos problemas que apresentamos.
Um dos pontos que mais nos preocupa atualmente é a falta de atenção com a higienização dos espaços. Se em circunstâncias normais a higiene dos espaços comuns é fundamental, no contexto atual da pandemia torna-se ainda
mais imprescindível. Somos estudantes do ensino público português, temos os mesmos deveres como todos os outros alunos só não temos os mesmos direitos. Estamos a apelar a vossa ajuda para que situações como a que estamos a passar atualmente não se repitam noutras instituições, até porque o nosso único objetivo é que estas situações sejam resolvidas para que possamos ter um ano letivo com a normalidade que é possível neste momento.

Email enviado à direção sem resposta

“Abaixo segue uma cópia do email que foi enviado para a direção (ao qual não obtivemos qualquer resposta), onde estão detalhadas algumas destas situações”, escreve o grupo de alunos.

To:

“Exma. Diretora,

Somos alunos do curso de Design de Moda do 2º ano do Pólo de Famalicão, e vimos por este meio comunicar o nosso descontentamento perante várias situações que temos experienciado.

Dirigimos este e-mail à Exma. Diretora, uma vez que tentamos por várias vezes fazer chegar o nosso descontentamento a outros representantes, incluindo o Exmo. Presidente da ETESP, mas sentimos que sempre que o fazemos somos descredibilizados. As situações que tentamos reportar são situações que têm impacto no nosso desempenho escolar, daí a nossa urgência em querer resolvê-las. Abaixo, expomos algumas das situações que queremos que sejam resolvidas:

A rede de transportes que o IPCA dispõe para os alunos é insuficiente ( Horários de partida/chegada incompatíveis com o horário letivo), No contexto da pandemia sentimos que não existe preocupação em relação ao distanciamento social, uma vez que nos é impossível mantermos esse distanciamento dentro das salas de aula; É incompreensível para nós existir tantos WC’s no Pólo de Famalicão e só permitirem que toda a comunidade escolar use apenas um; Falta de limpeza/manutenção dos espaços ( anexamos junto a este e-mail do estado em que encontramos a nossa sala de aula as 9:00h da manhã); Um problema que surgiu mais recentemente foi o facto de termos de repor aulas de feriados nacionais, que estão contemplados no calendário escolar, reposições essas que terão de ser lecionadas fora do nosso horário letivo e não na semana contemplada em calendário escolar para esse efeito. Muitos de nós trabalham ou têm responsabilidades para além do curso e não achamos que seja de bom senso sermos penalizados com faltas relativas a aulas que não são contempladas em horário escolar”.

Comentários

topo