Braga

Porto e Galiza apoiam Braga a Capital Europeia da Cultura 2027

(C) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

A candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 conta com os apoios e a colaboração do Porto e da região da Galiza. Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, e Alberto Núñez Feijóo, Presidente do Governo Regional da Galiza, estiveram presentes na sessão oficial de apresentação da candidatura, que decorreu ontem no Altice Forum Braga, e consideraram que uma vitória de Braga seria muito positiva para a euro-região.

Alberto Núñez Feijóo frisou a ligação histórica entre Braga e Galiza e a importância que a cidade de Braga tem para o povo galego, sublinhando que 2027 será o Ano Santo de Santiago de Compostela. “Juntar a essa data a Capital Europeia da Cultura em Braga seria uma feliz coincidência para a Euro-região e para a consolidação do seu âmbito cultural”. O líder do Governo galego lembrou ainda que a Galiza está bem ciente do poder transformador desta iniciativa, uma vez que Santiago de Compostela foi Capital Europeia da Cultura em 2000, revelando-se um impulso para as indústrias culturais.

Alberto Núñez Feijóo sublinhou ainda que o apoio da Galiza à candidatura de Braga confirma a confiança em que assenta a relação transfronteiriça, sendo dois territórios com portas permanentes aberta e que colaboram num clima de fraternidade e esperança partilhada por um futuro melhor.

Já Rui Moreira também expressou palavras de apoio à candidatura de Braga. “Espero que Braga seja escolhida, porque merece. É uma cidade absolutamente extraordinária: consegue aliar uma componente histórica com uma forte identidade”, disse. O Autarca propôs ainda uma estratégia efetiva entre Porto, Braga e Galiza que explore a componente do património gastronómico.

Comentários

topo