Vila Verde

Vila Verde. Equipa de promoção do sucesso educativo ajudou alunos e escolas durante 3 anos

(c) Município de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

Decorreu no passado dia 27 de Novembro, no salão Nobre do Município de Vila Verde, a sessão de encerramento do Projeto “Equipa de Promoção do Sucesso Educativo”, integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Cávado, e liderado pelo Município de Vila Verde em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Prado).

Participam nesta sessão o Presidente da Câmara Municipal de vila Verde,António Vilela, Vereadora de Educação, Júlia Fernandes, o Primeiro Secretário do SEI da CIM Cávado – Rafael Amorim, representantes da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Prado – Raul Cunha, Diretores dos Agrupamentos de Escola de Prado e Vila Verde e de Prado, António Rodrigues e Luís Martins, respetivamente, o Consultor do PIICIE do Cávado Dr. António Batista, e equipas técnicas da Divisão de Educação do Município, Cruz Vermelha, Projeto e da CIM Cávado.

A Equipa de Promoção do Sucesso Educativo (EPSE) esteve no terreno nos anos letivos 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020, no Agrupamento Escolas de Prado (AG Prado) e no Agrupamento de Escolas de Vila Verde (AG Vila Verde), e foi constituída por uma psicóloga e assistente social que desenvolveram sessões de apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo (individual com os alunos), atividades de educação não-formal e programas de promoção de competências (sociais, pessoais, hábitos e métodos de estudo, etc).

A sessão de encerramento teve como objetivo marcar o término deste projeto, apresentando o percurso de intervenção desenvolvido pela equipa (principais ações e atividades) e os principais resultados gerados com o projeto.

Destacaram-se como principais resultados de intervenção e níveis de execução deste projeto, ao longo dos anos letivos de 2017 a 2020, a implementação de 94% das medidas previstas e o envolvimento do volume global de 5.658 alunos nas atividades de combate ao insucesso escolar.

Ao nível das estatísticas descritivas dos níveis de execução da Equipa Multidisciplinar, registou-se que beneficiaram de: intervenção direta de apoio e acompanhamento individual um total de 231 alunos, 8 programas de prevenção e promoção de competências onde foram envolvidas 128 turmas e 2.916 alunos, e intervenção direta 64 famílias.

Destaque ainda, para a apresentação dos resultados de avaliação de impacto, pelo consultor António Batista, que foi centrada no nível de superação de dificuldades especificas dos alunos na obtenção do sucesso escolar, e onde se verificou numa amostra de alunos e turmas uma média de 70,1% e 72,7% respetivamente de superação das dificuldades identificadas.

A grande maioria das dificuldades identificadas recaem ao nível de: melhoria da qualidade das aprendizagens (comportamentos em sala de aula, níveis de atenção e concentração); ferramentas de suporte ao sucesso escolar (hábitos e métodos de estudo); ambiente sociofamiliar (comunicação escola-família e supervisão parental); e, competências internas para o sucesso (bem-estar socio emocional, integração na escola ou interação com os pares).
Note-se que este projeto é cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu e Programa Regional Norte 2020.

Comentários

topo