Braga

Ricardo Rio proíbe Bananeiro em Braga e avisa “polícia estará atenta a ajuntamentos”

(c) Redes sociais
Partilhe esta notícia!

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga lançou comunicado nas suas redes sociais acerca dos rumores da realização do Bananeiro 2020 em Braga. Escreve o edil de Braga que “Ao longo de todo o ano de 2020, os Bracarenses não puderam usufruir de nenhuma das suas tradições. Da Semana Santa à Noite Branca, da Braga Romana ao S. João, entre muitas outras iniciativas culturais, desportivas ou sociais. Não realizar o tradicional “Bananeiro” não será, nesse quadro, drama para ninguém.
Mas, como nestas matérias não basta apelar ao sentido de responsabilidade para evitar ajuntamentos que colocariam muitos em risco e poderiam projectar uma péssima imagem da cidade, cumpre lembrar 3 aspectos importantes:

1) A Câmara Municipal não pode fechar um estabelecimento de forma dirigida, nem vai fechar todo o comércio local mais cedo apenas para abranger uma loja em particular

2) Ao contrário do sucedido em anos anteriores, a CMB não autorizará nenhuma instalação de balcões ou pontos de venda em espaço público associados a esta tradição;

3) Além de estarem particularmente atentas aos ajuntamentos de pessoas, a PM e a PSP serão intransigentes a fazer cumprir a norma seguinte (que seguramente vigorará também no dia 24):

Decreto nº11_2020 de 6 dez_Estado emrgencia de 9 dez a 23dez, art. 18, número 3:

“É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços ao ar livre de acesso ao público e vias públicas, excetuando -se os espaços exteriores dos estabelecimentos de restauração e bebidas devidamente licenciados para o efeito.” Beber vinho moscatel em espaço público é assim infringir a lei. Para o ano há mais.

Comentários

topo