Vila Verde

Braga. Nunca se gastou tanto como este ano em iluminação de Natal

Partilhe esta notícia!

Em novembro passado, o Jornal Notícias (JN) fez uma reportagem onde abordava o valor gasto de 22 autarquias do país em iluminação de Natal. Os valores foram indicados ao JN pelas próprias autarquias, segundo se pode ler no gráfico elaborado.

O JN fez ainda a comparação face ao período anterior (2019), fazendo referência que a Câmara Municipal de Braga tinha gasto menos este ano. Ricardo Rio, edil, não hesitou a partilhar o resultado na sua página de facebook; no entanto o indicador é falso.

De facto, este foi o ano que a autarquia bracarense mais gastou em iluminação de natal, tendo o custo a rodar os 150 mil euros (ao qual ainda acresce IVA). Em 2019 o custo foi de 143 mil euros.

Mais de meio milhão de euros nos últimos quatro anos

No período de 2017-2020 Ricardo Rio foi bem mais esbanjador que no período 2013-2016. Nos últimos quatro anos o social-democrata gastou mais de meio milhão de euros (c/IVA) em iluminação de natal, sendo que no quadriénio anterior o gasto ficou-se pelos 220 mil euros (c/IVA).

Cada bracarense “participa” com 82 cêntimos

Mas nem todos os indicadores são maus. Na mesma amostra de 22 concelhos, Braga é dos concelhos que menos gasta em iluminação de natal quando analisado o rácio gasto total / custo por residente. Nesta tabela, Águeda está no topo com um gasto de 6,75 euros por residente, sendo que Braga apenas tem um custo de 0,82 euros.

* Fonte da população residente com estimativas a 31 de dezembro de 2019: pordata.pt

A relação de Ricardo Rio com o JN

Ainda recentemente, tal como noticiou o Semanário V, o Município de Braga celebrou um contrato de publicidade no valor de 52.800 euros (64.944 euros com IVA) para “aquisição de serviços-publicação de páginas” no Jornal de Notícias. O prazo de execução do contrato celebrado a 12 de novembro é de 50 dias, conforme indicado no portal Base.gov, o que significa que a autarquia terá um gasto médio diário de 1.300 euros. Tem o objetivo de divulgar eventos culturais e sociais do Município de Braga.

Ricardo Rio escreve também regularmente artigos de opinião neste periódico.

Comentários

topo