Barcelos

Município de Barcelos e IPCA apresentam livro “Turismo em Barcelos”

(C) Município de Barcelos
Partilhe esta notícia!

A Vice Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, esteve presente na apresentação do livro “Turismo em Barcelos”, que decorreu no dia 18 de dezembro, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Trata-se de uma obra que pretende ser uma marca sobre o turismo em Barcelos, nas diversas perspectivas, apresentando-se, também, como um contributo técnico e científico capaz de trazer valor acrescentado ao Município.

Editada pelo Município de Barcelos e coordenado pelos barcelenses Carlos Costa, professor catedrático da Universidade de Aveiro, Francisco Gonçalves, docente do IPCA, Mário Costa, professor de História, Víctor Pinho, bibliotecário e investigador da história barcelense, e João Sousa, fotógrafo amador, a obra resulta de um desafio lançado em 2018 a 41 autores do mundo académico, social e cultural local e da região, que desenvolveram este trabalho de investigação com 31 capítulos e 596 páginas.

Para Armandina Saleiro, a parceria com o IPCA na edição deste livro “é uma mais valia no sentido em que esta riqueza que existe no nosso território tem que ser valorizada, pois abrange diversas áreas que demonstram a potencialidade que este território tem, desde o património material e imaterial ao natural e cabe-nos dar a conhecer tudo isto neste excelente livro coordenado por cinco barcelenses”. E acrescentou: “Num período em que o turismo está numa fase complicada, decorrente da pandemia, acredito que esta obra, no decréscimo da pandemia, terá um papel importante para cativar novamente os turistas para este território tão rico como é o nosso”.

Para Carlos Costa, coordenador da obra, “este livro é fruto de um intenso trabalho de três anos e o objetivo foi cumprido. A colaboração dos coordenadores e dos 41 autores foi fundamental para conseguirmos transmitir neste livro tudo o que tinha idealizado. O turismo é muito importante para o desenvolvimento de um território e Barcelos, sendo Cidade Criativa, sendo caminho principal dos Caminhos de Santiago e tendo todo um conjunto de mais valias nas diversas áreas, tinha que ser documento num livro, e este é o livro”.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, encerrou a cerimónia de apresentação transmitindo uma palavra de apreço quer aos coordenadores, autores e ao Município por elevarem o nome de Barcelos e do IPCA tão longe com a edição e publicação deste excelente livro.

“Turismo em Barcelos” cobre áreas como o património monumental e arqueológico, o património natural e ambiental, o rio Cávado, o Galo de Barcelos, a riqueza do artesanato, a Festa das Cruzes, a Feira Semanal, o Caminho de Santiago, as águas e as fontes, Gualdim Pais e outras figuras e factos maiores da História de Barcelos, a gastronomia, o enoturismo, o património religioso, os equipamentos culturais e os jardins, o urbanismo e a indústria, festas e eventos, a hotelaria e a restauração.

Comentários

topo