País

PSP inicia operação – “Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2020-2021”

(c) LUSA
Partilhe esta notícia!

Por ocasião da época natalícia, bem como da passagem para o novo ano que se avizinha, a Polícia de Segurança Pública (PSP), leva a cabo a operação “Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2020-2021”, sob o lema “Celebre connosco em segurança”.

Neste contexto, desde o dia 15 de dezembro e até 04 de janeiro, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, a PSP estará mais presente na via pública, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos.

Devido ao contexto pandémico que atravessamos, devem ser evitadas as habituais aglomerações para compras de natal nos espaços comerciais – tanto espaços fechados como comércio tradicional a céu aberto. O recurso a métodos de compras alternativos, nomeadamente através da internet e aplicações, como o MBWay, ou os pagamentos por cartão através do método contactless, deverão ser acompanhados de todos os cuidados para evitar que os compradores sejam alvos de burlas.

De entre esses cuidados, destacamos a necessidade de os cidadãos compreenderem bem o funcionamento do método de pagamento antes de fazerem qualquer compra e suspeitarem de abordagens/vendas não solicitadas.

“Relembramos também que, durante os períodos de ausência da residência (mesmo que por curtos espaços de tempo), as famílias devem garantir que portas e janelas ficam bem trancadas, devendo evitar publicitar as ausências mais prolongadas, nomeadamente através das redes sociais”, escreve a PSP.

No que diz respeito à vertente da segurança rodoviária, a PSP está a intensificar a realização de operações de fiscalização no período das épocas festivas, com especial incidência no controlo de velocidade, uso do telemóvel durante a condução e condução sob o efeito ao álcool e estupefacientes, principais causas da sinistralidade.

Escreve a PSP “Desde o início desta operação, a PSP já fiscalizou mais de 13 000 veículos, tendo detetado 39 condutores a conduzir sob efeito do álcool (contraordenação) e 499 veículos em excesso de velocidade. Concretizamos 135 detenções, das quais 29 por condução sem habilitação legal, 25 por condução sob o efeito do álcool, 8 por tráfico de estupefacientes e 52 por mandado de detenção. Um outro aspeto de grande relevo para a PSP nesta época é a prevenção criminal junto dos operadores económicos. Neste contexto, já contatamos mais de 7 000 comerciantes e lojistas em ações de sensibilização e contatos individuais de prevenção, dedicados à prevenção da prática de crimes em espaços comerciais, visando melhorar os comportamentos preventivos que dificultam a prática de crimes nestes espaços”.

Comentários

topo