Barcelos

Barcelos recebe galardão “Município Amigo do Desporto”

(C) Município de Barcelos

O Município de Barcelos recebeu no dia 30 de dezembro o galardão de “Município Amigo do Desporto 2020”, numa cerimónia que decorreu no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim e que contou com a presença do Vereador do Pelouro do Desporto, Francisco Rocha, em representação do Município de Barcelos.
Este é o terceiro ano consecutivo que o Município de Barcelos é distinguido como “Município Amigo do Desporto”, galardão atribuído pela plataforma Cidade Social e pela APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto. Esta distinção é o reconhecimento nacional do bom trabalho efetuado pelo Município na área desportiva.
Para Francisco Rocha, vereador do pelouro do Desporto “é uma satisfação receber ininterruptamente, desde 2018, esta distinção, que deve ser entendida como uma responsabilidade e um compromisso de melhoria contínua por parte dos serviços municipais. Cumprimos distintamente com os critérios definidos não só nas instalações desportivas, mas também no apoio às coletividades, bem como na promoção do desporto para todos, independentemente da idade, género e condição física”
O Vereador sublinhou que este galardão vem “premiar o trabalho e reconhecer o empenho que a Câmara Municipal tem feito no concelho em prol do desporto, da promoção da sua prática e da criação de condições que possibilitem aos munícipes usufruir de condições para desenvolverem a sua atividade desportiva, sobretudo num ano tão atípico” como foi o de 2020.
Avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o prémio procura reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios. São distinguidos anualmente os municípios que, reconhecidamente, desenvolvam uma política de apoio ao desporto de excelência.
Na atribuição da distinção foram tidas em conta uma dezena de áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Para além disto, são também considerados aspetos relativos à gestão do desporto, mais concretamente quanto ao modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude e a abordagem solidária e inclusiva através do desporto, bem como a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.
O projeto “Município Amigo do Desporto” assume-se como uma rede de partilha que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas, no âmbito municipal, de desenvolvimento desportivo em Portugal, partindo dos projetos e ações implementados em cada concelho aderente.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo