Braga

Braga. Centro Social Vale do Homem lança 1ª pedra do “felizMENTElar” em Gualtar

(c) Município de Braga

O Centro Social Vale do Homem, iniciará a sua atividade em Gualtar, Braga, dentro de um ano, com abertura do felizMENTElar.
No âmbito das comemorações do 15º Aniversário do CSVH, Bodas de Cristal, iniciou-se a cerimónia com a bênção e apadrinhamento de duas viaturas. Seguidamente, descerrou-se a lápide alusiva à 1ª Pedra da obra do felizMENTElar, contando com várias entidades.
O Presidente do Município de Braga, Ricardo Rio presidiu a cerimónia, que fez questão de assinalar a importância deste novo equipamento para os bracarenses onde também deu os parabéns ao CSVH pelas suas bodas de cristal e pelas respostas que dinamizam, salientando “empenho” do Município na concretização deste projeto, nomeadamente na parte administrativa e diversos apoios, como o RECAM”.
O ato também contou com a presença do Sr. Diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira, do Presidente da Junta e Presidente da Assembleia de Freguesia de Gualtar, João Paulo Vieira e João Nogueira respetivamente e o Presidente da Direção do CSVH, Jorge Pereira, com a bênção do Cónego Avelino Amorim, pároco da paróquia de Gualtar e S. Mamede D’Este.
Esta obra é uma mais valia para a freguesia de Gualtar, sendo uma grande necessidade para a área da terceira idade, refere o Presidente da Junta de Gualtar.
O João Nogueira referiu que esta obra é um trabalho continuo desde 1982, que a sua concretização enche-lhe o coração, referindo que o dia de hoje “É um dia de gratidão, dia de concretização de um sonho”.
O Presidente de Direção do Centro Social do Vale do Homem refere que esta estrutura estará dotada de equipamentos de vanguarda que proporcionará aos seus utentes bem-estar e envelhecimento ativo. “O edifício está pensado para ser uma das melhores respostas e maiores referências no cuidado aos Idosos, da Cidade de Braga.” refere também “Estamos, mais uma vez, a promover Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social”.
O felizMENTElar é uma estrutura residencial para idosos com capacidade para 50 utentes, que criará 60 postos de trabalho. Esta resposta será distinta na medida que terá um conjunto de “ofertas diferenciadoras” e comodidades, como SPA, piscina interior, ginásio, fisioterapia, baloiço geriátrico urbano com vista panorâmica para o Bom Jesus e um Rooftop com esplanada e barbecue.
Este projeto inovador é um investimento total de 3.000.000,0€, sendo que 2.680.000,00€ referem-se ao custo de obra, acrescendo ainda os 6% de IVA, uma vez que o felizMENTElar enquadra -se numa área de reabilitação urbana (ARU). A obra já iniciada, terá como prazo de execução 1 ano, abrindo as suas portas na primavera de 2022.
A cerimónia encerrou com o cantar os parabéns ao CSVH pelos seus 15 anos, contando com alguns elementos do órgãos sociais da instituição, o Presidente do Município de Braga, o Diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira, o Presidente da Junta e Presidente da Assembleia de Freguesia de Gualtar, João Paulo Vieira e João Nogueira, respetivamente.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo