País

GNR e cidadão salvam idoso com vida dentro de habitação em chamas

(c) GNR
Partilhe esta notícia!

Idoso salvo de incêndio em habitação

Ontem, dia 15 de janeiro, na freguesia do Poceirão, concelho de Palmela, a GNR, através de militares do Comando Territorial de Setúbal, salvou um homem, de 81 anos, de um incêndio no interior da sua habitação.

Na sequência de uma ocorrência de incêndio no interior de uma habitação onde habitava um casal, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e verificaram que a mulher se encontrava no exterior da habitação, constatando que o homem ainda se encontrava no seu interior.

Perante as circunstâncias, os militares entraram na habitação em chamas, acompanhados por um cidadão que também se encontrava no local, resgatando o idoso com vida.

O casal foi posteriormente transportado para o Hospital de Setúbal, para receber assistência médica.

A Guarda Nacional Republicana alerta para os cuidados a ter com os sistemas de aquecimento. Com a chegada do frio, todos ficamos mais suscetíveis de sofrer as consequências das baixas temperaturas, principalmente os grupos mais vulneráveis.

Assim, deve existir especial cuidado o uso de lareiras, braseiras e aquecedores. Para este tipo de fontes de aquecimento, é necessário que haja circulação de ar para evitar a concentração de monóxido de carbono.

Para a segurança de todos, a GNR aconselha:

– Evite dormir próximo dos equipamentos de aquecimento;
– Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio;
– Afaste os aquecedores de móveis;
– Evite sobrecargas – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo;
– Antes de se deitar ou sair de casa verifique se apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar possíveis incêndios;
– Não seque a roupa nos aquecedores;
– Não abandone velas acesas ou mal apagadas.

Comentários

topo