Vila Verde

Ponte de Prado, o imponente ícone da Vila de Prado cheio de lendas e história

(c) Agostinho Ferreira
Partilhe esta notícia!

A Ponte de Prado é um ícone da Vila de Prado e do concelho de Vila Verde. A Ponte possui grande beleza, pela sua respeitável antiguidade, traçado, situação e tradições, tem sido objeto de estudo de muitos técnicos que nela encontram uma espécie pouco vulgar em construções desta natureza. É uma sólida construção em granito com robustos contrafortes de ambos os lados. Tem a particularidade de ser de cavalete, com rampas de acesso que se encontram ao centro, sobre arco de maior vão. A rampa do sul é de maior desnível. Esta ponte, possui também outra particularidade: a dos seus arcos, em número de nove, serem pouco ogivais e os restantes, de volta direita. O seu miradouro forma um recanto. É mais ou menos quadrado e está dotado de bancos. Sobre um deles vê-se o Brasão dos Condes de Prado, rodeado da seguinte inscrição, que mais parece uma advertência dirigida aos insensatos.

Pela lente de Agostinho Ferreira

Apaixonado pela fotografia, Agostinho Ferreira capturou as cores de inverno no seu esplendor com a Ponte de Prado como plano de fundo. O rio Cávado é um espelho deste imponente monumento que carrega em si uma lenda de amor.

Lenda da Ponte de Prado

Sabia que… a Ponte de Prado, um dos símbolos mais emblemáticos da freguesia da Vila de Prado está associada a uma lenda que evoca uma história de amor?

Um Rei Leonês apaixonou-se por D. Branca Guterres, uma ilustre dama natural da Vila de Prado. Depois de uma cheia que praticamente destruiu a ponte, o monarca ordenou a sua reconstrução para poder continuar a fazer visitas à sua amada.

 

Conhece a lenda da Ponte da Vila de Prado? É uma história de amor…

 

Comentários

topo