Braga

Sé de Braga, património histórico, cultural e espiritual, é o ex-líbris da cidade

(c) Fernando Araújo
Partilhe esta notícia!

A Catedral de Braga é, antes de tudo, um lugar de culto. Quando, em finais do século XI começou a ser construída, foi com o objectivo de que todos aqueles que acreditam em Deus viessem participar nas celebrações, ou então, recolher-se nas suas orações particulares.

Mais velho que a Sé de Braga é uma expressão portuguesa bem conhecida, que lembra a antiguidade de uma qualquer realidade. A Sé de Braga começou a ser construída nos finais do séc. XI, sendo solenemente sagrada pelo Bispo D. Pedro e dedicada à Virgem Maria, no dia 28 de Agosto de 1089. Foi a primeira Catedral portuguesa a ser construída. Portugal, enquanto país ainda, não existia. As suas paredes sustentam a vida de um monumento com mais de 900 anos de História e vida religiosa.

O singular património histórico, artístico, cultural e espiritual que se guarda na velha Catedral bracarense, faz deste monumento um dos mais visitados da cidade de Braga. Por aqui passam, ao longo do ano, milhares de visitantes nacionais e estrangeiros.
No conjunto arquitetónico da Sé de Braga convivem diferentes estilos artísticos. Uns mais incipientes como o românico, outros, claramente marcantes, como o barroco do Coro Alto e dos Órgãos monumentais. Pela lente de Fernando Araújo, pode apreciar a beleza da arquitetura e imponência deste ícone único da cidade de Braga. Fernando Araújo tal como já avançou o Semanário V, é um apaixonado pela fotografia e tem Braga como a sua cidade de coração.

Braga está na votação para melhor destino da Europa

Braga está no top 5 de melhor destino da Europa. Pode votar aqui

Fotos: Fernando Araújo

Comentários

topo