Terras de Bouro

Fronteira da Portela do Homem, única do distrito de Braga, já está encerrada

(c) Frame youtube
Partilhe esta notícia!

As fronteiras em Portugal estão de novo a ser controladas em vários pontos e muitas delas estão fechadas, tal como definiu o governo no novo estado de emergência. A fronteira da Portela do Homem está já cortada, não sendo possível fazer a travessia para Espanha desde as 00h00 de hoje.

Pedras e fitas impedem a passagem

Do lado português, foram colocaram fitas e pedras de grandes dimensões proibindo a passagem nos dois sentidos na única fronteira do distrito de Braga, avança o Terras do Homem.

A fronteira da Portela do Homem

Portela do Homem (em galego: Portela do Home) é um passo de montanha sobre a fronteira Espanha-Portugal, na serra do Gerês. Do lado português fica o concelho de Terras de Bouro e do lado espanhol o de Lobios. É também ponto limite do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Situa-se a 822 m de altitude, numa garganta que desce para a Galiza. Este passo de montanha foi atravessado em 1384 pela hoste invasora de Henrique de Trastâmara, obrigada a retroceder acossada pelos pastores e pelos frades guerrilheiros comandados pelo abade de Santa Maria do Bouro, e a 6 de junho de 1828 pelas tropas liberais sob o comando do futuro marquês de Sá da Bandeira após o fracasso da revolução liberal de 1828.

Esta fronteira, para além de ser a única do distrito de Braga e do Baixo Minho, é a via de entrada entre a Galiza e o coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Terras de Bouro.

Comentários

topo