Guimarães

Guimarães vai receber Campeonato da Europa ‘TeamGym’ de 1 a 4 de dezembro

(c) Município de Guimarães
Partilhe esta notícia!

O 13.º Campeonato da Europa de TeamGym vai decorrer no Multiusos de Guimarães, entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2021. A realização do evento internacional resulta de uma candidatura conjunta entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Federação de Ginástica de Portugal, afirmando o Multiusos como um espaço de excelência para a realização de eventos desportivos de cariz internacional. A competição realizar-se-á sob a égide da European Gymnastics, comprometendo-se a analisar a viabilidade da realização a longo prazo de eventos gímnicos.

Segundo o Vereador do Desporto do Município de Guimarães, Ricardo Costa, em declarações em comunicado enviado à redação do Semanário V, esta aposta vai ao encontro da capacidade já demonstrada pela cidade de Guimarães em organizar com eficácia grandes eventos desportivos, perspetivando ainda um regresso da normalidade da atividade desportiva.

“Preparamos o futuro na perspetiva de ultrapassar o momento de pandemia. O Multiusos de Guimarães tem sido um dos palcos principais da atividade gímnica que vem acontecendo em Portugal, com uma forte tradição e aposta no desporto, tanto nacional como internacional, sendo disso exemplos a realização do Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica e 8ª Competição Mundial de Grupos (2018), a Taça do Mundo de Ginástica (2019) e as Superfinais de Ginástica (2018 e 2020). As excelentes condições que agora existem em Guimarães devem ser conhecidas no mapa da ginástica internacional, trazendo ao município e ao nosso país, a elite dos representantes da modalidade ao nível europeu”, afirmou Ricardo Costa.

Campeonato Europeu em TeamGym é um dos mais jovens eventos europeus de ginástica

O Campeonato Europeu em TeamGym é um dos mais jovens eventos europeus de ginástica e ocorre a cada dois anos. O primeiro Campeonato da Europa de TeamGym – então chamado Euroteam – foi realizada na Finlândia em 1996 e o ​​primeiro Campeonato Europeu TeamGym oficial, na Suécia em 2010 que também incluiu equipas juniores. Ao longo destes anos tem reunido um conjunto cada vez maior de praticantes em Portugal e no estrangeiro, sendo crescente o número de países que desenvolvem atividade nesta disciplina da modalidade.

Comentários

topo