Vila Verde

Escolas de Vila Verde presentes no Fórum Nacional dos Clubes de Ciência Viva

(c) Município de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

Os centros de Ciência Viva dos Agrupamentos de escolas de Moure e Ribeira do Neiva e de Vila Verde estiveram em destaque na apresentação online do 1º Fórum Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola.

Uma visita virtual aos dois centros está disponível para quem quiser ver durante um ano. Nestas visitas é possível verificar o trabalho desenvolvido pelo Clube nº 17, “Ciência(s) Bora Lá(b)! do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e pelo Clube nº 24, “No Pico da Ciência”, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, segundo comunicado do Município de Vila Verde a que o Semanário V teve acesso.

Os Clubes Ciência Viva na Escola

Os Clubes Ciência Viva na Escola assentam num conceito dinâmico e plural, enquanto estruturas de ciência e conhecimento adaptadas às características específicas das organizações parceiras que as constituem e do meio social e cultural em que se inserem.

Promoção da literacia científica e tecnológica

A iniciativa Clubes Ciência Viva na Escola visa a criação de espaços de conhecimento dirigidos a toda a comunidade, incluindo famílias e restante comunidade local, para promover o acesso a aplicações científicas inovadoras, que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida.

Articulação entre o ensino formal e não formal

Os Clubes Ciência Viva na Escola vão promover o ensino experimental das ciências dentro e fora da sala de aula, potenciando a cooperação entre aprendizagens formais e não formais de educação.

Modernização dos modelos e estratégias de ensino

A promoção da articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas, gera lógicas organizativas mais flexíveis, de trabalho prático e experimental, da contextualização do conhecimento e do desenvolvimento de competências científicas relevantes. A realização de ações de capacitação profissional nas áreas do ensino experimental das ciências, robótica e programação, entre outras, pode também contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino usados pelos professores.

Abertura da Escola à comunidade local

Assentes num conceito dinâmico e plural – enquanto estruturas de ciência e conhecimento adaptadas às características específicas das organizações parceiras que as constituem e do meio social e cultural em que se inserem – a iniciativa Clubes Ciência Viva na Escola visa fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de Ensino Superior, Autarquias, Centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais.

Disseminação de boas práticas e recursos

Através de plataformas online de partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre Escolas de diferentes Agrupamentos, da realização de encontros regionais e um encontro nacional que conta com a presença de todos os parceiros desta iniciativa. A existência de Clubes Ciência Viva na Escola pode contribuir para a disseminação de boas práticas e recursos educativos relevantes à prática docente.

Fotos: Município de Vila Verde

Comentários

topo