Guimarães

75 mil sacos compostáveis distribuídos aos comerciantes do Mercado de Guimarães

(c) Município de Guimarães
Partilhe esta notícia!

Produzidos a partir de amido e óleos vegetais, 75 mil sacos compostáveis começaram a ser distribuídos esta sexta-feira pelos comerciantes do Mercado Municipal de Guimarães, numa campanha denominada como “Mercado sem Plástico”, desenvolvida pelo Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem, avança o Município de Guimarães em comunicado enviado ao Semanário V.

Reutilizar os sacos em casa visando a colocação do lixo orgânico e doméstico

Para além da redução de plástico os munícipes são desafiados a reutilizar os sacos em suas casas visando a colocação do lixo orgânico e doméstico, numa perspetiva de economia circular. “Este é um compromisso que Guimarães mantém firme na vertente da sustentabilidade ambiental, apresentando iniciativas em concreto e que visam contribuir para a redução do plástico além de um apoio aos comerciantes do mercado”, salientou o Presidente da Câmara, Domingos Bragança.

Estes sacos têm uma duração de cerca de 12 meses e o objetivo da campanha é acabar com o uso de plástico num local onde há um enorme uso/consumo. Com o mesmo objetivo continuaram a ser distribuídos milhares de saco de pano no Mercado Municipal, na ação iniciada em 2020 para que os clientes do Mercado continuem o hábito da reutilização dos sacos das compras, e ao mesmo tempo promovem a compra no nosso mercado.

Missão 2030 para o desenvolvimento sustentável

A ação insere-se ainda na estratégia de Guimarães e da Estrutura de Missão 2030 para o desenvolvimento sustentável e do plano de ação elaborado com vista à diminuição do uso de plásticos, decorrente do compromisso assumido pelo Município de Guimarães na redução da utilização de plástico de uso único.

Comentários

topo