País

Ratos para PC a 68€? Ventura revoltado mas “esqueceu-se” de referir que são higienizáveis

Partilhe esta notícia!

O deputado único do Chega lançou recentemente duras críticas ao executivo do Centro Hospitalar Tondela-Viseu E. P. E. (CHTV) pela compra de 50 ratos de computador para o serviço de urgências, num contrato global de 3400 euros (acresce ainda IVA) à empresa FSA Digital Med.

“É assim que o Governo socialista anda a gastar o nosso dinheiro, quando enfrentamos uma das maiores crises da História. CHEGA.” A frase é escrita por André Ventura através da sua conta Twitter no dia 1 deste mês.

O Polígrafo fez, aliás um fact-checking ao assunto no passado dia 30 de janeiro, dois dias antes da publicação de André Ventura, em que questionou o Conselho de Administração do CHTV que, por escrito, respondeu que, face à pandemia de Covid-19, “procedeu à compra de material informático, nomeadamente 50 ratos e 100 teclados, tecnicamente adaptados para a higienização com produtos desinfetantes, destinados às áreas Covid-19 do hospital, entre as quais os serviços de urgência”.

Em declarações à comunicação social,  O CHTV disse ainda que “na altura em que foi realizada esta compra, em março de 2020, o desconhecimento sobre o vírus era grande e existia a necessidade, transversal a todos os hospitais do país, de dotar as áreas Covid com os meios adequados ao combate da pandemia”, afirma a administração do Centro Hospitalar.

O CHTV adianta que concluiu-se depois haver a necessidade de se alargar a utilização dos equipamentos para as novas zonas Covid, avançando com a compra de mais aparelhos.

Em média, o CHTV gastou 68 euros por cada um dos 50 ratos e 195 euros por cada um dos 100 teclados. Em declarações ao Polígrafo o presidente do Conselho de Administração do CHTV, Nuno Duarte, confirma o negócio dizendo que “esse material tem esse preço porque é um material específico que permite a lavagem e a desinfeção. Essa é a diferença face aos ratos e aos teclados normais e foi por recomendação da nossa comissão de infeção”.

André Ventura e o próprio partido, apesar das justificações do CHTV, continuam a manifestar indignação pelo negócio nas redes sociais sem, contudo, referir a especificidade dos equipamentos comprados.

 

Para os que acham sempre que não falamos verdade, que somos apenas "populistas", aqui fica o resultado do Fact Check do…

Publicado por CHEGA em Domingo, 7 de fevereiro de 2021

Comentários

topo