Braga

Curso Básico de Teatro, cresce em Braga, e vai a caminho da homologação oficial

(c) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

Desde o ano letivo 2018-2019, o Município de Braga tornou-se parceiro da Academia Contemporânea de Espetáculo – ACE para desenvolvimento do projeto-piloto denominado Curso Básico de Teatro. O projeto arrancou em Braga com 72 alunos, do 1.º ao 5.º ano. Atualmente, no terceiro ano de implementação, conta com 255, do 1º ao 7º ano, avança o Município em comunicado a que o Semanário V teve acesso.

À data de 12 de Janeiro de 2021, foi criado o Grupo de Trabalho para os Cursos Artísticos Especializados (GTCAE), de acordo com publicação em Diário da República (Despacho n.º 435-A/2021). Este grupo será responsável por uma reflexão sobre o panorama dos cursos artísticos especializados na sua maior amplitude, à luz da qual deverá ser analisada a proposta de homologação do Curso Básico de Teatro enquanto uma das áreas de domínio artístico de ensino especializado, tal como já acontece nas áreas da música, dança ou artes visuais.

O Teatro, atualmente, não é reconhecido formalmente pelo Ministério da Educação como um domínio artístico a não ser em regime livre, ou seja, além do currículo normal e de forma complementar, o que sobrecarrega os alunos na sua carga horária e conteúdo.

No Município de Braga, o Curso Básico de Teatro está a ser ministrado como experiência pedagógica em regime livre na Escola EB1,2,3 André Soares; Escola EB1 São Lázaro; Escola EB 1,2 de Nogueira e Escola EB1 de Lomar em Braga. Os custos inerentes ao projeto, professores especializados, coordenação pedagógica e materiais didáticos dos agrupamentos em Braga são inteiramente assumidos pelo Município

Comentários

topo