Barcelos

PAN questiona Câmara de Barcelos sobre a exploração de caulino em Fragoso

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza é um partido político português inscrito junto do Tribunal Constitucional (TC) desde 13 de janeiro de 2011. Pretende promover uma consciência solidária nas causas humanitária, animal e ecológica e defende uma sociedade livre, justa e inclusiva e uma democracia baseada na participação, na ética, no consenso, no respeito e na igualdade. O PAN questionou a Câmara de Barcelos relativamente à exploração de Caulino em Fragoso. Em causa está um pedido de aumento, significativo, da área de exploração atual, que pode acentuar os impactos ambientais e sociais da atividade, na freguesia de Fragoso.

Neste sentido, e após ouvir os testemunhos de cidadãos que são afetados diariamente por esta atividade, o PAN questionou a Câmara Municipal relativamente ao seu conhecimento do projeto, sobre os seus impactos ao nível de biodiversidade, poluição atmosférica e poluição sonora Importa ainda perceber a posição destas entidades, nomeadamente se vão participar no processo de consulta pública.

“Esta situação preocupa-nos, quer pela sua natureza, uma vez que estas atividades acarretam um risco elevado para o património natural local, quer pelos impactos no bem-estar das populações.” Afirma Rafael Pinto, porta-voz distrital, acrescentando: “As entidades locais, deverão pugnar pelo cumprimento de todas as normas ambientais, incluindo após o período de exploração, é imperativo que a administração local analise o projeto de modo aprofundado, que oiça os cidadãos e considere as suas preocupações relativamente a esta matéria”, escreve o PAN em comunicado enviado ao Semanário V.

Comentários

topo