Vila Verde

Vila Verde adere à campanha de sensibilização ‘Namorar Sem Violência’

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

No próximo domingo celebra-se o dia dos Namorados e para assinalar a data a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género lançou, esta manhã, uma campanha de prevenção e combate à violência no namoro, com o mote ‘#NamorarSemViolência’.
O Município de Vila Verde também aderiu à divulgação desta campanha que tem por objetivo envolver a sociedade para a necessidade de responsabilização de todas as pessoas na prevenção e combate contra todas as formas de violência no namoro, designadamente aquela que é exercida pelas plataformas digitais, revela o município em comunicado a que teve acesso o Semanário V.
De referir que segundo os dados da UMAR 58% de jovens até ao 12.º ano de escolaridade reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.

53,8% de jovens já sofreram pelo menos um ato de violência no namoro.

Os dados da associação Plano i, cujo estudo incide sobre a população universitária, mostram que 53,8% de jovens já sofreram pelo menos um ato de violência no namoro.
Ambas as análises apontam para a elevada prevalência e legitimação de formas específicas de violência como a psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou as atitudes de controlo (sobre vestuário e hábitos de convívio, entre outros).
Se é vítima ou conhece quem seja, peça ajuda, ligue 800 202 148 ou envie uma SMS para 3060.

Comentários

topo