Braga

Distrito de Braga continua com a única fronteira com Espanha encerrada e vigiada

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vai manter-se até 16 de março devido à pandemia e passam a existir mais dois pontos de passagem autorizada em Ponte da Barca e Vinhais. Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), a decisão de abrir mais dois Pontos de Passagem Autorizada (PPA) foi tomada após reuniões com os autarcas dos municípios raianos.

Assim, Portugal e de Espanha continuam com a circulação limitada nas fronteiras terrestres e fluviais até 16 de março, funcionando, a partir de terça-feira, 18 PPA, permanentes ou com abertura com horários definidos.

Mantém-se limitada a circulação entre Portugal e Espanha

Mantém-se limitada a circulação entre Portugal e Espanha – e somente nos PPA – ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência”, refere o comunicado.

No novo período do estado de emergência, continua suspensa a circulação ferroviária transfronteiriça, exceto para transporte de mercadorias, bem como o transporte fluvial entre Portugal e Espanha. Contudo, as limitações não impedem a entrada em Portugal de cidadãos nacionais e de titulares de autorização de residência em Portugal, bem como a saída de cidadãos residentes noutros países, lembra o MAI.

São sete fronteiras que funcionam 24 horas por dia ao longo da semana

São sete os PPA que funcionam 24 horas por dia ao longo da semana: Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Caia, Vila Verde de Ficalho e Castro Marim.

A Guardia Civil está a reforçar o policiamento da fronteira de Portela do Homem, a única do distrito de Braga com acesso a Espanha e que liga Terras de Bouro e Lobios estando a Guarda Nacional Republicana a seu cargo controlar toda a zona raiana do lado português, que se encontra fechada tal como noticiou o Semanário V.

As fronteiras em Portugal estão de novo a ser controladas em vários pontos e muitas delas estão fechadas, tal como definiu o governo no novo estado de emergência. A fronteira da Portela do Homem está já cortada, não sendo possível fazer a travessia para Espanha desde 31 de janeiro.

 

Fronteira da Portela do Homem em Terras de Bouro continua encerrada e vigiada

 

Comentários

topo