Vila Verde

Vila Verde. Do Românico, a Igreja de Pedregais uma das mais antigas do concelho

(c) Município de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

De Traço Românico a Igreja Matriz de Pedregais, na União de freguesias da Ribeira do Neiva, é uma das mais antigas do concelho de Vila Verde. Uma raridade no domínio do património português, e neste caso bem conservada, este templo religioso ainda hoje está a funcionar como Igreja Matriz da aldeia. A única informação respeitante ao templo é um dado certo de que pertence ao período românico através do seu traço, todavia com edificação desconhecida.
Orientada longitudinalmente, de planta retangular, é formada por nave e capela-mor, apresentando um anexo no lado esquerdo desta, nas traseiras, a funcionar como sacristia. A fachada é em empena truncada, encimada por uma sineira de dois sinos, tendo como único rasgo o portal principal. Na lateral sul, a nave apresenta como rasgos a porta de moldura reta com acesso à nave e uma janela também em verga reta. Igualmente a capela-mor possui um rasgo de janela em moldura reta.

Coro alto, três altares, sendo dois no lado esquerdo e um no direito junto ao arco triunfal

Fotografias recentes mostram que os dois sinos estavam presentes na estrutura que ainda existe na traseira da igreja, no lado sul, a seguir à capela-mor. No interior, a nave é formada por um coro alto, três altares, sendo dois no lado esquerdo e um no direito junto ao arco triunfal. O púlpito encontra-se no lado esquerdo entre os altares laterais. A capela-mor apresenta somente o retábulo-mor e o teto pintado.

Lenda

Existe uma Lenda segundo a qual a igreja terá sido construído numa única noite, com as mulheres a trazerem à cabeça grandes pedras para o adro, enquanto os homens as talhavam e erguiam as paredes.

Fotos: Município de Vila Verde

Comentários

topo