Braga

‘Capela de São Lourenço da Ordem’ em estado de degradação em Braga

(c) Carlos Dobreira
Partilhe esta notícia!

Um cidadão Bracarense, através de comunicado enviado à redação do Semanário V, alerta para o estado de degradação da Capela de São Lourenço da Ordem (século XVI), assim como a falta de divulgação cultural e de promoção turística deste templo pela Diocese de Braga, pela Câmara Municipal de Braga e pelo Turismo de Portugal.

A Capela, localizada na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe (ver créditos), é toda ela de uma beleza ímpar, tendo uma representação da Sé de Braga na fachada principal, assim como das armas da cidade. No seu interior, possui retábulos laterais com evocação a São Lourenço e a Nossa Senhora da Piedade, azulejos enxaquetados, destacando-se ainda o teto rebocado onde se observa uma coroa real. O templo, com traços arquitetónicos dos estilos gótico, maneirista, barroco e neoclássico, precisa de intervenção urgente no que respeita a manutenção e substituição de coberturas, assim como à manutenção de teto exterior e das fachadas. No interior, urge proceder a intervenção generalizada de preservação e conservação de talha, de relevos e da estatuária, assim como realização de estudo aprofundado para posterior classificação.

Fotos: Carlos Dobreira

“Igualmente, a Capela não está abrangida por divulgação cultural visível por parte da Diocese de Braga e da Câmara Municipal de Braga, não tendo associada promoção turística pelo Turismo de Portugal, por exemplo através da website VisitPortugal. Face ao exposto, venho apelar ao desenvolvimento de diligências direcionadas para a realização de intervenção enquadrável no templo, assim como a sua divulgação cultural, numa parceria da Diocese de Braga e Câmara Municipal de Braga, e a sua promoção turística através da website VisitPortugal, portal de promoção turística nacional”, escreve Carlos Dobreira.

Comentários

topo