Guimarães

Município de Guimarães reconhecido com o ‘Prémio Viver em Igualdade’

(c) Município de Guimarães
Partilhe esta notícia!

A Câmara Municipal de Guimarães e a Sol do Ave, no âmbito do projeto Good Vibes, associam-se ao Dia Internacional da Mulher através da divulgação de um desenho efetuado pelo aluno Gustavo Brussolo, da Escola Secundária Santos Simões, com o objetivo de destacar o papel da Mulher e a sua luta por direitos iguais na sociedade, anuncia a autarquia local em comunicado a que acedeu o Semanário V.

Este desenho retrata a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Nele, evidencia-se uma mulher com o sonho de seguir uma carreira profissional ascendente, que fica condicionada pelas suas responsabilidades familiares e domésticas. Por seu lado, com mais conquistas profissionais, apresenta um homem livre dessas responsabilidades e bem sucedido profissionalmente.

A Vereadora da Ação Social e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira, destaca o caminho percorrido ao longo dos últimos anos na luta pelos direitos iguais da mulher na sociedade. “A Câmara Municipal de Guimarães comprometeu-se com o desenvolvimento de um trabalho efetivo, com um gabinete estrategicamente criado para a promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género, o Espaço Municipal para a Igualdade, onde é assegurado o apoio necessário e confidencial às pessoas que nos abordam e essencialmente ao nível do apoio psicológico”, salienta Paula Oliveira

Este compromisso resultou na implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães (2018-2021). Entre outros, destaque ainda para a integração no projeto Pacto Para a Conciliação, a assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2019) e a atribuição a Guimarães do “Selo da Diversidade” pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). Em maio de 2020 foi ainda constituída uma Equipa para a Igualdade na Vida Local em Guimarães. Ressalve-se ainda a distinção do Município de Guimarães, em 2018 e novamente em 2020, por via da atribuição do Prémio Viver em Igualdade, que reconhece a assunção de boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação.

Comentários

topo