Vila Verde

Alunos do concelho de Vila Verde apurados para o Concurso Nacional de Leitura

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Na manhã do dia 8 de março, numa sessão online na plataforma Zoom, realizou-se a fase concelhia de Vila Verde do Concurso Nacional de Leitura.
Esta atípica 14.ª edição do concurso obrigou a organização a alterar o esquema de participação dos alunos, apelando à imaginação, à solidariedade e ao espírito colaborativo da Rede de Bibliotecas de Vila Verde. Assim, esta fase foi dividida em duas partes e começou no dia 2 de março, altura em que os alunos selecionados na primeira fase em cada agrupamento de escolas realizaram a prova escrita. Os seis melhores alunos por ciclo de escolaridade passaram à prova oral e gravaram em vídeo a leitura de um excerto do livro escolhido, justificando igualmente a sua opção. Os alunos do 1.º ciclo leram “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos” e os do 2.º ciclo “História de um caracol que descobriu a importância da lentidão”, ambos de Luis Sepúlveda, uma singela homenagem da organização ao escritor recentemente falecido, vítima da COVID-19, depois de ter participado na edição de 2020 do “Correntes d’Escritas”, na Póvoa de Varzim. Os alunos do 3.º ciclo leram “Ilha Teresa”, de Richard Zimler, e os do ensino secundário “Mr. Pip”, de Lloyd Jones.
Os vídeos foram compilados num filme, com a duração de cerca de 1 hora, e visionado na final concelhia ocorrida, nas palavras da coordenadora da Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, Dra. Manuela Barreto Nunes, “numa feliz coincidência com o Dia Internacional da Mulher”.
“Comovente”, “mágico”, “espetacular”, “top” foram alguns dos adjetivos que o público deixou, durante o visionamento, nos comentários.

Participação dos alunos foi extraordinária

Missão difícil tem sempre o júri. Este ano, como frisou, a participação dos alunos foi extraordinária e as provas foram excelentes, o que muito complicou as suas decisões.
A porta-voz do júri, a escritora e contadora de histórias, Estefânia Surreira, com o coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, José Ismael Graça, e com a coordenadora interconcelhia de bibliotecas escolares, Fernanda Freitas, anunciou os representantes do Concelho de Vila Verde na fase intermunicipal – CIM Cávado, nos próximos dias 21 e 22 de abril.

Alunos apurados

1.º Ciclo
Carolina Machado Lima Silva – AE de Prado
Duarte da Silva Pinto Dourado – AE de Prado
Frederica Vilaverde Rodrigues – AE de Vila Verde
Guilherme Rodrigues da Cunha – AE de Prado

Menção Honrosa:
Lara Guimarães Azevedo – AE de Vila Verde
Renato Amaro Alves – AE de Vila Verde

2.º Ciclo
Afonso Rodrigues Pinheiro – AE de Vila Verde
Inês da Silva Abreu – AE de Vila Verde
Matilde Azevedo Rodrigues – AE de Moure e Ribeira do Neiva
Rodrigo Fernandes Gomes – AE de Moure e Ribeira do Neiva

Menção Honrosa:
Joana Maria Ferreira Figueiredo – AE de Prado
Vicente Fernandes Faria – AE de Vila Verde

3.º Ciclo
Beatriz Pinto Dourado – AE de Prado
Maira Jhuli de Jesus Fortunato – ES de Vila Verde
Margarida Gama Cadilhe – AE de Vila Verde
Victor Hugo Ramos Dornelas – ES de Vila Verde

Menção Honrosa
Ao Si Chen – AE de Prado
Dinis Dias Ferreira – ES de Vila Verde

Ensino Secundário
Brenda Lucas – ES de Vila Verde
Giulia Seixas – ES de Vila Verde
Jorge Araújo – ES de Vila Verde
Lorena Moreira – ES de Vila Verde

Menção Honrosa
Arno Fernandes – ES de Vila Verde
Manuel Castro – ES de Vila Verde

Comentários

topo