Braga

Prémio internacional distingue Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga

(c) Hospital de Braga
Partilhe esta notícia!

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga foi distinguido pela Sociedade Europeia de Otorrinolaringologia Pediátrica (ESPO – European Society of Pediatric Otorhinolaryngology) com o primeiro lugar no E-Film Contest pelo vídeo desenvolvido sobre a técnica cirúrgica para a correção da Estenose Congénita do Orifício Piriforme, informa o hospital de Braga em comunicado enviado à redação do Semanário V.

Autora principal Cátia Azevedo, Médica Interna do Serviço de Otorrinolaringologia

Este prémio conquistado no passado mês de fevereiro, tem como autora principal Cátia Azevedo, Médica Interna do Serviço de Otorrinolaringologia, e o mesmo traduzir-se-á na participação no Congresso Europeu da ESPO que se vai realizar em Marselha, em França, em novembro de 2021. A intenção deste trabalho assenta na descrição pormenorizada da abordagem diagnóstica, técnica cirúrgica e cuidados pós-operatórios da Estenose Congénita do Orifício Piriforme, em formato multimédia. Esta malformação congénita rara acarreta, sobretudo, uma diminuição do diâmetro das narinas e condiciona uma obstrução nasal do recém-nascido, que poderá levar a dificuldades respiratórias e alimentares. Nos casos mais graves, a cirurgia é geralmente necessária.

“Este prémio é o reflexo do trabalho que o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga tem vindo a desenvolver, procurando uma atualização científica constante de modo a identificar e adotar práticas e técnicas cirúrgicas diferenciadas e, assim, assegurar uma melhor resposta aos cuidados de saúde prestados. De reiterar que a multidisciplinaridade e a boa relação que se estabelece entre diferentes especialidades médicas, nomeadamente a Anestesiologia e Pediatria, permitem que estes procedimentos mais desafiantes se possam realizar no Hospital de Braga”, escreve o hospital em comunicado.

Comentários

topo