Guimarães

Jovens de Guimarães participaram na ‘Conferência Europeia da Juventude’

(c) Município de Guimarães
Partilhe esta notícia!

Filipa Pereira, Ana Catarina Leite, Luís Pliteiro, Margarida Vale e Rita Miranda integram a bolsa de facilitadores do Plano Municipal para a Juventude de Guimarães e participam, como voluntários, na Conferência Europeia da Juventude, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, a decorrer em Vila Nova de Gaia entre os dias 12 a 15 de março.

Estes jovens, de forma autónoma e incentivados pela coordenação da bolsa, espelhando o dinamismo que lhes é característico, responderam a uma “cal” pública, lançada pelo Conselho Nacional da Juventude, coorganizador do evento, sendo selecionados para a participação no evento, entre um vasto número de candidaturas, abertas a todos os jovens dos estados membros da União Europeia.

A Conferência Europeia da Juventude centra-se no Objetivo Europeu para a Juventude #9, sob o lema ” Europa para a Juventude – Juventude para a Europa: Espaço para Democracia e Participação”. O principal objetivo da Conferência de Juventude da União Europeia em Portugal será proporcionar orientações para que decisores políticos, organizações de juventude e jovens possam trabalhar – a nível local, nacional e Europeu – durante a Fase de Implementação do 8º Ciclo do Diálogo da União Europeia com a Juventude.

Espera-se que estas orientações permitam, na Conferência Europeia de Juventude da presidência Eslovena, fazer uma avaliação do ciclo e propor recomendações. Da Conferência Europeia de Juventude em Portugal resultará um pacote de ações, medidas e recomendações que contribuam para atingir o Objetivo Europeu para a Juventude #9 e as suas metas.

Esta atividade visa incentivar e apoiar o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras, lideradas por jovens residentes na Europa, para suprimir os obstáculos com que se deparam diariamente no que se refere à participação nos processos democráticos, políticos e de tomada de decisão.

Comentários

topo