Braga

Projecto Cuidar Braga ´triturou´ 106,20 toneladas de resíduos agrícolas e florestais

(c) Município de Braga
Partilhe esta notícia!

O Município de Braga, através do projeto Cuidar Braga, disponibiliza gratuitamente a utilização de bio trituradores para a eliminação de sobrantes agrícolas, florestais e de jardinagem. Este equipamento tritura os sobrantes, reduzindo-os a estilha, podendo posteriormente ser espalhada pelo terreno ou reaproveitada em compostagem, cobrimento do solo ou outras utilizações agrícolas ou de jardinagem.
Desde o início deste projeto foram já realizadas 53 triturações, respondendo a solicitações efetuadas pelos munícipes ou entidades de 19 Freguesias do Concelho. O serviço de utilização do Bio triturador perfez até ao momento um total de cerca de 177 horas de trabalho e cerca de 106,20 toneladas de resíduos agrícolas e florestais triturados. Com este serviço estima-se que tenha sido evitada a emissão de cerca de 167,80 kg de C02.
O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais. No entanto, são vários os casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas. Urge promover uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que a eliminação de sobrantes agrícolas e florestais seja realizada com menor utilização do fogo, utilizando outras técnicas, nomeadamente a trituração (destroçamento) dos sobrantes.

Comentários

topo