Região

Turismo do Porto e Norte cria ‘Roteiro Turístico’ que valoriza os ofícios tradicionais

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O Turismo do Porto e Norte traçou um Roteiro inspirado nos ofícios tradicionais da Região, como forma de valorizar esta forma de arte bem como contribuir para o reforço da resiliência e orgulho das comunidades locais em manter vivo o saber fazer tradicional, e o passar de testemunho de geração em geração.

A iniciativa evoca o Dia Mundial do Artesão e o Dia Mundial do Pai, a 19 de março, e insere-se na componente da sustentabilidade socioeconómica do programa Turismo +Sustentável, na medida em que convida à descoberta de
tradições ancestrais e da vivência de profissões enraizadas no território, num esforço de valorizar e rentabilizar economicamente os ofícios tradicionais da Região. Todas as propostas estarão disponíveis na próxima sexta-feira nas redes sociais do Turismo do Porto e Norte, mais precisamente nas páginas de facebook e instagram.

Entre as propostas estão a arte de trabalhar a filigrana, o artesanato em barro, louça e cestaria, esculpir máscara, trabalhar a pedra, ou de criar instrumentos musicais de percussão. “Este Roteiro é a prova de como é possível ter, no Porto e Norte de Portugal, uma oferta tão diversa quanto única, que quando organizada, e complementada, com a qualidade da oferta do nosso alojamento e as excelentes propostas gastronómicas, se transformam em oportunidades de fazer escapadinhas de fim-de-semana, que satisfazem as diferentes motivações do segmento famílias”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

Este tipo de roteiros é uma excelente oportunidade particularmente para os territórios de baixa densidade, que possuem um manancial de recursos patrimoniais ligados às comunidades e aos lugares, que agregados, possuem a capacidade de atrair a deslocação do mercado interno e ainda do mercado internacional de interesse especial.

Comentários

topo