Terras de Bouro

Terras de Bouro. 1ª Romaria de São Bento da Porta Aberta vivida com fé e esperança

(C) Confraria São Bento da Porta Aberta
Partilhe esta notícia!

Hoje, dia 21 de março, celebrou-se na Cripta de São Bento da Porta Aberta a 1ª Romaria do ano – Trânsito ou Morte de São Bento, respeitando todas as normas de segurança e de higiene impostas pela DGS e pelo SNS.

A programação iniciou-se com uma pequena procissão do Clero e dos Corpos Gerentes da Irmandade de São Bento da Porta Aberta da Basílica à Cripta, seguindo-se a Missa Pontifical às 11h30 presidida pelo Senhor Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, e solenizada pelo Grupo Coral de São Bento da Porta Aberta.

Numa altura de desconfinamento, após alguns meses estagnados, aos poucos todos poderemos começar a trabalhar e a recuperar as nossas rotinas, pensando não só em nós, como nos outros. Segundo o Arcebispo “trabalhar é comprometer-se para ultrapassar o individualismo, não só os políticos procuram causas comuns, nós cristãos também procuramos o bem comum, o bem da Igreja”. No entanto, é peremptório preocuparmo-nos também com a vida espiritual. De acordo com as suas palavras, “temos de cultivar a vida espiritual, não basta o culto ao qual estamos habituados” e, deste modo, desafia todos os peregrinos presentes e ausentes a ser procuradores de Deus, deixando a sugestão “incentivo-vos a percorrer as ruas da cidade de Braga e a descobrir esses caminhos espirituais, oferecidos em tantos lugares da cidade”.
Nesta data importante para a história de São Bento, o Evangelho de hoje reforça que no coração de muita gente se procura os Mosteiros e, no caso do nosso Mosteiro, o Mosteiro de São Bento da Porta Aberta, citando Dom Jorge Ortiga, “são muitos os procuradores de Deus, mas a procura é a mesma, as pessoas necessitam de falar e de ter alguém para as escutar e São Bento é um mosteiro que permite ao peregrino fazê-lo, sem doutrina, quer neste dia, quer nos restantes”.

No final da Eucaristia, decorreu a Tomada de Posse dos Corpos Gerentes da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, com Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade.

Comentários

topo